Questões de Psicologia do ano 2013

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2013

Em suas considerações iniciais ao texto A psicogênese de um caso de homossexualismo numa mulher (1920), Freud faz uma importante advertência clínica aos psicanalistas. Alberti (2010) retoma a mesma linha de advertência ao abordar a dissimetria, a ausência de identidade, em entrevistas iniciais com um adolescente, entre a:

Com relação à entrada na adolescência, o evento da puberdade situa mudanças no real do corpo, na imagem e no lugar a ser ocupado diante do outro, que constituem uma exacerbada exigência de trabalho psíquico. Freud (1916/17) refere-se a ‘uma avalanche de exigências sexuais’ com que tem que lidar o jovem. Além disso, no terceiro de seus Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), Freud circunscreve e precisa aquilo que considera “... uma das mais dolorosas realizações psíquicas do período puberal”, trata-se de:

Freud (1917) enumera os seguintes traços mentais ao comparar a melancolia e o luto: a perda da capacidade de amar; a perturbação da autoestima; o desânimo profundamente penoso; a perda de interesse pelo mundo externo. Dentre os quatro traços indicados, Freud considera ausente no luto normal o:

Dentre as formações do inconsciente, o sintoma comporta uma fixidez que lhe é própria, diferentemente dos atos falhos que têm a duração de um breve instante. Em inibições, sintomas e ansiedade (1926), a propósito da neurose obsessiva, Freud torna mais clara esta peculiar inércia do sintoma ao indicar que a formação de sintomas triunfa se conseguir combinar:

A ocorrência de fobias nas quais se constitui um objeto fóbico é muito frequente entre as crianças. Freud (1926) considera estar em jogo nestas conjunturas “uma reação afetiva por parte do ego ao perigo”. Neste contexto, a reação afetiva e o perigo consistem em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis