Questões de Psicologia do ano 2013

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2013

#Questão 135036 - Psicologia, Comportamento Organizacional, CESGRANRIO, 2013, BNDES, Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

O líder tem um papel importante no desenvolvimento de equipes de trabalho. Existem cinco fases observáveis no desenvolvimento de equipes de trabalho: 1) Formação; 2) Confusão/Conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. As tarefas dos líderes são distintas em cada uma destas fases.

Uma equipe de engenheiros de sistema da Empresa X foi formada para cumprir a tarefa de criar um software para a empresa. No final desse processo de trabalho, a equipe chega à fase de desintegração.

Nessa fase, o líder dessa equipe tem como uma de suas tarefas:

#Questão 135038 - Psicologia, Comportamento Organizacional, CESGRANRIO, 2013, BNDES, Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

O conceito de feedback migrou da eletrônica e ganhou sua importância nos estudos das relações interpessoais. Ele se coloca como uma ferramenta no desenvolvimento das competências interpessoais, ajudando nas mudanças comportamentais. Para o feedback ser uma ferramenta útil, deve ser usado de forma específica.

A partir dessa ideia, considere as situações de feedback relatadas abaixo.

Situação A: No meio de uma tarefa realizada em grupo, José diz a André: “Você é um péssimo chefe, pois é egocêntrico e grosseiro”.

Situação B: Josefina afirmou à sua colega de trabalho: “Novamente, você impôs sua opinião sem aceitar as críticas dos outros membros do grupo”.

Analisando essas situações, conclui-se pela possibilidade de ser útil o feedback da(s)

#Questão 135040 - Psicologia, Comportamento Organizacional, CESGRANRIO, 2013, BNDES, Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

As organizações que aprendem, devido à sua forma, pressupõem um estilo específico de liderança. Os líderes das organizações que aprendem

#Questão 135042 - Psicologia, Comportamento Organizacional, CESGRANRIO, 2013, BNDES, Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

Uma organização sofre uma série de processos de pedidos de indenização por discriminação racial praticada por seus funcionários. A gerência avalia e, internamente, reconhece a incidência de uma atitude discriminatória e preconceituosa por parte de seus funcionários e está determinada a mudar tal atitude.

Qual a forma mais eficiente para a mudança de tais atitudes, considerando a necessidade imediata de evitar novos incidentes?

#Questão 135044 - Psicologia, Comportamento Organizacional, CESGRANRIO, 2013, BNDES, Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

Em relação à formação de equipes interfuncionais nas organizações de alto desempenho, observam-se quatro etapas de transição de uma equipe: equipe inicial, equipe de transição, equipe experiente e equipe madura. Cada uma dessas etapas corresponde a uma relação específica da liderança com a sua equipe.

Na equipe de transição, o

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