Questões de Psicologia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2004

A obesidade é uma doença crônica e os estudos sobre o assunto mostram que o progresso obtido pelo paciente em geral diminui ou é perdido assim que o tratamento termina. Considerando essa realidade, julgue os itens a seguir.

Devido às peculiaridades da obesidade, a intervenção é mais bem-sucedida quando o paciente recebe os tratamentos psicológico, medicamentoso e nutricional em seqüência — iniciando um após a conclusão do outro — do que quando essas três intervenções são simultâneas.

O estudo de Klish (1988) mostra que 25% das crianças obesas aos seis anos de idade e 75% das crianças obesas aos 12 anos de idade se tornam adultos obesos. Outros estudos, como os de Whitaker et al. (1997) e de Styne (2001), mostram que metade a um terço das crianças obesas aos seis anos se tornam adultos obesos. Considerando os dados disponíveis na literatura sobre a obesidade na infância e na adolescência, julgue os itens subseqüentes.

Programas ambulatoriais em grupo são adequados ao tratamento da criança obesa e, como uma das vantagens, independem do envolvimento parental nesse processo.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca do uso de substâncias ilícitas e de seu tratamento.

A desconfiança dos especialistas londrinos quanto à eficiência das fotos para estimular os dependentes a se afastarem das drogas é pertinente, pois a técnica utilizada não é suficiente para mudar as atitudes e o sistema de crenças do usuário de drogas.

A atuação do psicólogo sobre a saúde dos trabalhadores pressupõe o desenvolvimento de habilidades específicas voltadas para a pesquisa e a intervenção, considerando a necessidade do diagnóstico para a prevenção e o prognóstico dos problemas identificados. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A atuação do psicólogo em organizações de trabalho deve enfatizar tecnologias voltadas para os grupos e não para o indivíduo.

Rodrigo é um funcionário público de 40 anos de idade, divorciado, residente com os pais idosos e controladores, usuário intermitente de maconha, álcool e cocaína, e apresenta nível de inteligência médio superior. Rotineiramente, Rodrigo sai do trabalho e vai para casa, onde fica em seu quarto a maior parte do tempo. É hostil com os pais e considera que eles tolhem sua liberdade. Em geral, não tem atividades sociais nem de lazer e seus relacionamentos amorosos são sempre passageiros e originados de encontros virtuais em salas de bate-papo pela Internet. As situações de risco para desencadear o consumo de álcool ou drogas são os raros passeios que decide fazer sozinho ou com alguma parceira sexual. Quando inicia o consumo de alguma dessas substâncias, mantém o uso diário por aproximadamente seis meses, sempre às escondidas de seus pais, por temer que o expulsem de casa. Nessas ocasiões, pode incorrer em comportamentos de risco, causar acidentes de carro e tornar-se agressivo com os pais.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Na assistência interdisciplinar a Rodrigo, por parte de um psicólogo e de um psiquiatra, compete ao psicólogo definir a abordagem psicoterapêutica a ser utilizada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis