Questões de Língua Portuguesa da UNAMA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da UNAMA

"O comando adicional moderno chama-se Índice Remissivo, muito ajudado em sua confecção pelos computadores (L.I.V.R.O. se utiliza de toda tecnologia adicional), permite acessar qualquer página instantaneamente e avançar ou retroceder na busca com muita facilidade. A maioria dos modelos à venda já vem com esse FOFO (softer) instalado."

(Millor Fernandes. Veja, 06/12/06, p.36.)

No primeiro período desse parágrafo, as orações reduzidas infinitivas, coordenadas entre si, contraem com o verbo da matriz, a função de:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Assinale a alternativa em que a palavra seja nome próprio:

O coesivo seqüencial, de natureza subordinativa, de que se valeu o escritor no primeiro parágrafo, estabelece relação de sentido:

Segundo Alceu Amoroso Lima, "a palavra é o elemento material intrínseco do homem de letras para realizar sua natureza e alcançar seu objetivo artístico". Afirma Ezra Pound: "a literatura é a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível". É exatamente sobre a palavra e sua carga significativa que se faz a reflexão de Drummond em Procura da Poesia. Ao relacionar e refletir sobre essas três afirmativas, e retomando o poema, o professor, pode, acertadamente, levar seu aluno a deduzir que:

1- o poeta nos ensina que se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. Literatura se faz só com idéias e sentimentos: "O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia".

2- "Ainda não é poesia", mas pode vir a ser. Para isso, é preciso penetrar "surdamente no reino das palavras", "lá estão os poemas que esperam ser escritos". Ainda não são poemas, porque "estão paralisados", "sós e mudos, em estado de dicionário".

3- as palavras em "estado de dicionário", ou seja, fora de contexto, têm apenas o sentido denotativo, frio e impessoal. Se contemplarmos as palavras atentamente, de perto, perceberemos que cada uma tem mil faces secretas (conotação) sob a face neutra (denotação).

A afirmativa correta está em:

Num texto literário que tematiza justamente a palavra, compete ao professor levar o aluno/ leitor a compreender o significado exato das palavras e das imagens empregadas pelo poeta, bem como o que é fazer literatura. Com base no enunciado, e na leitura do poema de Drummond, avalie as afirmativas a seguir:

1- O trabalho de pesquisa para compreender o significado exato de uma palavra empregada pelo poeta, e que deve ser feito sempre que se lê um texto, é o mesmo que buscar a etimologia de uma palavra.

2- O texto literário é uma especial seleção e combinação de palavras. O significado exato de imagens usadas pelo poeta depende também da compreensão de uma palavra usada em sentido conotativo ou de uma figura de palavra. Em: ... teu poder de palavra // E seu poder de silêncio... há uma antítese.

3- O poeta nos ensina, por meio do seu poema, que não se faz literatura apenas falando sobre acontecimentos ou resgatando subjetivamente a infância ou idealizando. A poesia pode (e deve) falar de qualquer coisa, mas o que a sustenta, o que a perpetua é o trabalho com a linguagem.

4- O uso de um glossário do poema permitiria que os alunos entendessem que em "... esse excelente, completo e confortável corpo, tão infenso à efusão lírica ...", infenso, nesse contexto, significa "adverso, contrário"; efusão lírica significa "demonstração clara e sincera dos sentimentos íntimos"; o verso opõe corpo e sentimento.

Seria a semântica auxiliando o ensino de literatura.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis