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O texto a seguir é referência para a questão.


Violência e culpa

Natalia Pasternak




Disponível em: https://oglobo.globo.com/blogs/a-hora-da-ciencia/post/2023/03/violencia-e-culpa.ghtml. Adaptado. 



No que diz respeito aos elementos coesivos do texto, assinale a alternativa correta.

A Prática de Análise Linguística/Semiótica como eixo do ensino de Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018):
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/Consed/Undime, 2018. 

Marcuschi (2008, p. 58) considera que “um problema do ensino é o tratamento inadequado, para não dizer desastroso, que o texto vem recebendo, não obstante as muitas alternativas e experimentações que estão sendo hoje tentadas. Com efeito, introduziu-se o texto como motivação para o ensino sem mudar as formas de acesso, as categorias de trabalho e as propostas analíticas”.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual. Análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Assinale a alternativa que apresenta uma característica do ensino INADEQUADO de produção textual. 

Segundo Marcuschi (2002, p. 25), “em geral, a expressão ‘tipo de texto’, muito usada nos livros didáticos e no nosso dia a dia, é equivocadamente empregada e não designa um tipo, mas um gênero de texto”.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002.
Acerca da caracterização de gênero e de tipo textual, assinale a alternativa correta.

Dentro do estudo da coerência, encontram-se as estruturas cognitivas. Para Koch e Travaglia (1999):
“O processo de armazenamento na memória não ocorre de forma isolada, sua organização e representação na mente são realizadas através de unidades completas de conhecimentos estereotipados, denominados conceitos e modelos cognitivos globais. […]”
KOCH, I.V. & TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1999.
Um dos modelos cognitivos citados pelos autores é conhecido por frames. Frames: 

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