Questões de Língua Portuguesa da TJ/PR

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa da TJ/PR

Texto 1

DIRETO DA FONTE

Entre 2002 e 2003, a equipe do projeto Memórias do Comércio da Cidade do
Rio de Janeiro, do SESC Rio, realizou extensa pesquisa documental e iconográfica so-
bre o comércio no Rio e buscou os personagens mais representativos da vida carioca
nessa área. O resultado  é a história da metrópole carioca, dos tempos antigos até ho-
je, contada por meio dos relatos de comerciantes e comerciários, que narraram as
próprias vidas - como chegaram a se estabelecer, o relacionamento com clientes, pa-
trões e empregados, e a dinâmica do negócio. O trabalho foi registrado no livro Um
balcão na capital e pode ser lido no site de mesmo nome inserido no portal Museu da
Pessoa. (...)

(História viva. São Paulo: Duetto, abril de 2005. Ano II, nO
 18. 
p.12)

Após a leitura do texto 1, assinale a alternativa correta.

#Questão 456809 - Língua Portuguesa, Crase, TJ/PR, 2005, TJPR/PR, Auxiliar Administrativo

TEXTO 6.

Referência para as questões 11, 12 e 13.

NINGUÉM MAIS DIZ NÃO SEI

Com a internet, orkut e céleres estruturas de informação, apesar de tantas vir- tudes comunicativas e de convivência que geraram, criou-se uma geração de palpitei- ros, mais do que formadores de opinião. A vivência foi substituída pela vidência. Pior que enganar os outros é se enganar. Na verdade, dura verdade, a cultura não se ad- quire sem esforço, inquietações, ensaios e exercícios, vacilos e resistência. A memória não se dá bem com facilidades. A afetividade se desenvolve na dúvida, na absorção amadurada do raciocínio. Inteligência é também a humildade de se calar e de se reti- rar para estudar mais, ao contrário do que vem sendo alardeado aos quatro cantos do cérebro: de falar a todo momento para mostrar erudição. Ninguém mais leva tema para casa. Até as crianças estão ansiosas demais para escutar histórias e repetem "eu sei" no início delas. Não é um sintoma da pressa essa conversa fiada sem a devida contrapartida da lentidão de ouvir e aprender? A necessidade de aceitação social não estaria matando a honestidade da solidão? Acredito que é o momento de preservar a ignorância, de instaurar uma "Re- nascença às avessas". Se a Renascença valorizou o homem completo, o Leonardo da Vinci, a multiplicidade dos talentos em um único indivíduo (pintor, inventor, fabulis- ta, cientista, poeta, pensador), deve-se entusiasmar agora o "homem incompleto", in- suficiente, que admite desconhecer temas e assuntos para não atrofiar sua curiosida- de. Sem curiosidade, não há nem motivo para estar aqui lendo este artigo.

 (Fragmento extraído da Superinteressante 209, jan.2005)

Assinale a alternativa correta, considerando-se a afirmação nela contida, de a- cordo com o texto 6.

TEXTO 14.

 Referência para as questões 28 e 29.

 A reprodução simulada dos fatos (reconstituição do crime) poderá ser feita, contanto que não atente contra a moralidade ou a ordem pública (...). O indiciado po- derá ser forçado a comparecer (...), mas não a participar da reconstituição, prerrogati- va que lhe é garantida pelo direito ao silêncio e seu corolário, o princípio de que nin- guém está obrigado a fornecer prova contra si (...). Qualquer ato destinado a compeli- lo a integrar a reprodução simulada do crime configura atentado ao privilégio da não- incriminação e possibilita a invalidação total dessa prova, por meio de habeas corpus.

 (In: Fernando Capez, Curso de processo penal, p. 80, 5.ed.)

Marque a alternativa correta em relação ao texto (14) dado.

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