Questões de Língua Portuguesa da PS Concursos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da PS Concursos

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão:


À Beira-Mar


     Por que será que tem gente que vive se metendo com o que os outros estão fazendo? Pode haver coisa mais ingênua do que um menininho brincando com areia, na beira da praia? Não pode, né? Pois estávamos nós deitados a doirar a pele para endoidar mulher, sob o sol de Copacabana, em decúbito ventral (não o sol, mas nós) a ler “Maravilhas da Biologia”, do coleguinha cientista Benedict Knox Ston, quando um camarada se meteu com uma criança, que brincava com a areia.


    Interrompemos a leitura para ouvir a conversa. O menininho já estava com um balde desses de matéria plástica cheio de areia, quando o sujeito intrometido chegou e perguntou o que é que o menininho ia fazer com aquela areia. O menininho fungou, o que é muito natural, pois todo menininho que vai na praia funga, e explicou pro cara que ia jogar a areia num casal que estava numa barraca lá adiante. E apontou para a barraca.


    Nós olhamos, assim como olhou o cara que perguntava ao menininho. Lá, na barraca distante, a gente só conseguia ver dois pares de pernas ao sol. O resto estava escondido pela sombra, por trás da barraca. Eram dois pares, dizíamos, um de pernas femininas, o que se notava pela graça da linha, e outro masculino, o que se notava pela abundante vegetação capilar, se nos permitem o termo.


   — Eu vou jogar a areia naquele casal por causa de que eles estão se abraçando e se beijando muito — explicou o menininho, dando outra fungada.


    O intrometido sorriu complacente e veio com lição de moral. 


    — Não faça isso, meu filho — disse ele (e depois viemos a saber que o menino era seu vizinho de apartamento). Passou a mão pela cabeça do garotinho e prosseguiu: — deixe o casal em paz. Você ainda é pequeno e não entende dessas coisas, mas é muito feio ir jogar areia em cima dos outros. 


   O menininho olhou pro cara muito espantado e ainda insistiu:


   — Deixa eu jogar neles.


   O camarada fez menção de lhe tirar o balde da mão e foi mais incisivo:


    — Não senhor. Deixe o casal namorar em paz. Não vai jogar areia não.


   O menininho então deixou que ele esvaziasse o balde e disse: — Tá certo. Eu só ia jogar areia neles por causa do senhor.


     — Por minha causa? — estranhou o chato. — Mas que casal é aquele?


     — O homem eu não sei — respondeu o menininho. — Mas a mulher é a sua.


Texto extraído do livro “O melhor do Stanislaw”

Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta) 

O gênero crônica, em virtude de seu estilo de escrita aproximar-se da linguagem do cotidiano, tem a liberdade de usar de termo mais coloquiais e que muitas vezes fogem das regras da gramática da língua portuguesa. Observe o trecho abaixo retirado do texto de Stanislaw Ponte Preta e assinale a alternativa que justifique de forma equivocada os desvios cometidos pelo autor:

[...] quando o sujeito intrometido chegou e perguntou o que é que o menininho ia fazer com aquela areia. O menininho fungou, o que é muito natural, pois todo menininho que vai na praia funga, e explicou pro cara que ia jogar a areia num casal que estava numa barraca lá adiante.

Alternativas:

Leia o texto abaixo para responder à próxima questão: 


Você é um envelhescente? 


    Se você tem entre 55 e 70 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.


    Sempre me disseram que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (entre os 55 e os 70), existe a envelhescência.


    A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim com a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:


    – Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?

 

   – Assim como os adolescentes, os envelhescentes também gostam de meninas de vinte anos.


    – Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.


    – Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos… – Os adolescentes não têm ideia do que vai acontecer com eles daqui a 20 anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.


    – Ninguém entende os adolescentes… Ninguém entende os envelhescentes…


    Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.


    – Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes, um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.


    – Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. Ninguém me entende é uma frase típica de envelhescentes.


    – Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.


    – O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também. Sem falar nos brincos.


    – Ambos adoram deitar e acordar tarde.


    – O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente (Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente (Rita Lee).


    – O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.

 

   – Ambos bebem escondidos.


    – Os adolescentes fumam maconha escondidos dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.


    – O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente quando dá uma a cada três dia, está

mentindo.

 

   – A adolescência vai dos 10 aos 20 anos: a envelhescência vai dos 55 aos 70. Depois sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.


    – Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer:

 

   – É um eterno envelhescente! Que bom.


Mario Prata

    As palavras “evelhescente”, “evelhescência” e “pós-coce”, que aparecem no texto, não pertencem ao léxico da língua portuguesa. O autor as criou, valendo-se de processos já existentes no nosso idioma (derivação parassintética para as duas primeiras e derivação prefixal na última). Criar novas palavras com base nos recursos existentes recebe o nome de: 

Fernanda Torres leva Globo de Ouro e aumenta expectativa no Oscar

Fernanda Torres entrou para a história ao vencer o Globo de Ouro, mas tem longo caminho para ganhar o Oscar

Letícia Perdigão
06/01/2025 10:58, atualizado 06/01/2025 11:50


Fernanda Torres entrou para a história na noite desse domingo (5/1) ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A vitória não apenas traz um marco inédito para o Brasil, já que foi a primeira vez que uma atriz brasileira levou a estatueta, como aumenta a expectativa para a indicação da artista e do longo ao Oscar.

Com a conquista do Globo de Ouro, Fernanda ultrapassou uma barreira que sua mãe, Fernanda Montenegro, esteve tão perto de romper em 1999, quando foi indicada ao mesmo prêmio por Central do Brasil, também sob a direção de Salles, mas não venceu. O fato se repetiu no Oscar do mesmo ano.

Apesar das expectativas para a maior premiação do cinema, a estrada até o Oscar é consideravelmente mais árdua. Enquanto o Globo de Ouro é decidido por 334 jornalistas de entretenimento de 85 países, o Oscar conta com um corpo de votantes muito mais amplo e diverso: são 9.905 profissionais da indústria cinematográfica, entre atores, diretores, roteiristas e produtores.

Ao Metrópoles o crítico de cinema Márcio Sallem enfatizou a distinção entre as premiações, mas também afirmou que a recente vitória pode, sim, influenciar no resultado.

“A vitória de Fernanda Torres não impacta diretamente na corrida do Oscar, mas há um impacto indireto, pois a dias do fechamento da votação das indicações para o Oscar, a vitória de Fernanda pode fazer com que membros que tenham ignorado ou ficado indiferentes ao filme agora sintam a urgência de assisti-lo ou reapreciá-lo sob outro olhar”, explica.

[...]

Ainda Estou Aqui tem chance?

Sallem também falou da vitória do filme Emilia Pérez, que desbancou Ainda Estou Aqui no Globo de Ouro. Os longas estavam concorrendo na categoria Melhor Filme Estrangeiro e provavelmente irão disputar a mesma categoria no Oscar.

“É um filme com elementos de diversidade e representatividade (latino americana, trans etc.), embora de um jeito diluído para Hollywood ver. Tem artistas que trabalham na indústria, como Zoe Saldana e Selena Gomez. Além de ter o pedigree do cinema francês, que é um dos cinemas mais fortes em se tratando da categoria. Eu sempre achei que Ainda Estou Aqui corre por fora, mas as indicações devem tornar mais claro o cenário”, ressalta.

O crítico ainda explicou que, se Emilia Pérez arrebatar o número de indicações que se espera – cerca de 8 a 10 –, acaba se tornando quase imbatível. Porém, se o número empalidecer e Ainda Estou Aqui tiver indicações estratégicas, como Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e até Melhor Filme, o cenário melhora para a produção brasileira.
Indique qual a alternativa que conceitue CORRETAMENTE a classificação sintática da oração destacada no trecho abaixo:

O crítico ainda explicou que, se Emilia Pérez arrebatar o número de indicações que se espera – cerca de 8 a 10 –, acaba se tornando quase imbatível.

Alternativas:

Fernanda Torres leva Globo de Ouro e aumenta expectativa no Oscar

Fernanda Torres entrou para a história ao vencer o Globo de Ouro, mas tem longo caminho para ganhar o Oscar

Letícia Perdigão
06/01/2025 10:58, atualizado 06/01/2025 11:50


Fernanda Torres entrou para a história na noite desse domingo (5/1) ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A vitória não apenas traz um marco inédito para o Brasil, já que foi a primeira vez que uma atriz brasileira levou a estatueta, como aumenta a expectativa para a indicação da artista e do longo ao Oscar.

Com a conquista do Globo de Ouro, Fernanda ultrapassou uma barreira que sua mãe, Fernanda Montenegro, esteve tão perto de romper em 1999, quando foi indicada ao mesmo prêmio por Central do Brasil, também sob a direção de Salles, mas não venceu. O fato se repetiu no Oscar do mesmo ano.

Apesar das expectativas para a maior premiação do cinema, a estrada até o Oscar é consideravelmente mais árdua. Enquanto o Globo de Ouro é decidido por 334 jornalistas de entretenimento de 85 países, o Oscar conta com um corpo de votantes muito mais amplo e diverso: são 9.905 profissionais da indústria cinematográfica, entre atores, diretores, roteiristas e produtores.

Ao Metrópoles o crítico de cinema Márcio Sallem enfatizou a distinção entre as premiações, mas também afirmou que a recente vitória pode, sim, influenciar no resultado.

“A vitória de Fernanda Torres não impacta diretamente na corrida do Oscar, mas há um impacto indireto, pois a dias do fechamento da votação das indicações para o Oscar, a vitória de Fernanda pode fazer com que membros que tenham ignorado ou ficado indiferentes ao filme agora sintam a urgência de assisti-lo ou reapreciá-lo sob outro olhar”, explica.

[...]

Ainda Estou Aqui tem chance?

Sallem também falou da vitória do filme Emilia Pérez, que desbancou Ainda Estou Aqui no Globo de Ouro. Os longas estavam concorrendo na categoria Melhor Filme Estrangeiro e provavelmente irão disputar a mesma categoria no Oscar.

“É um filme com elementos de diversidade e representatividade (latino americana, trans etc.), embora de um jeito diluído para Hollywood ver. Tem artistas que trabalham na indústria, como Zoe Saldana e Selena Gomez. Além de ter o pedigree do cinema francês, que é um dos cinemas mais fortes em se tratando da categoria. Eu sempre achei que Ainda Estou Aqui corre por fora, mas as indicações devem tornar mais claro o cenário”, ressalta.

O crítico ainda explicou que, se Emilia Pérez arrebatar o número de indicações que se espera – cerca de 8 a 10 –, acaba se tornando quase imbatível. Porém, se o número empalidecer e Ainda Estou Aqui tiver indicações estratégicas, como Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e até Melhor Filme, o cenário melhora para a produção brasileira.
Os dois primeiros parágrafos do texto descrevem a vitória de Fernanda Torres bem como a experiência de sua mãe, Fernanda Montenegro, mais de 20 anos antes, porém sem o mesmo reconhecimento. Ao tratar desses acontecimentos existe o predomínio de verbos em:

Fernanda Torres leva Globo de Ouro e aumenta expectativa no Oscar

Fernanda Torres entrou para a história ao vencer o Globo de Ouro, mas tem longo caminho para ganhar o Oscar

Letícia Perdigão
06/01/2025 10:58, atualizado 06/01/2025 11:50


Fernanda Torres entrou para a história na noite desse domingo (5/1) ao conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama por sua atuação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A vitória não apenas traz um marco inédito para o Brasil, já que foi a primeira vez que uma atriz brasileira levou a estatueta, como aumenta a expectativa para a indicação da artista e do longo ao Oscar.

Com a conquista do Globo de Ouro, Fernanda ultrapassou uma barreira que sua mãe, Fernanda Montenegro, esteve tão perto de romper em 1999, quando foi indicada ao mesmo prêmio por Central do Brasil, também sob a direção de Salles, mas não venceu. O fato se repetiu no Oscar do mesmo ano.

Apesar das expectativas para a maior premiação do cinema, a estrada até o Oscar é consideravelmente mais árdua. Enquanto o Globo de Ouro é decidido por 334 jornalistas de entretenimento de 85 países, o Oscar conta com um corpo de votantes muito mais amplo e diverso: são 9.905 profissionais da indústria cinematográfica, entre atores, diretores, roteiristas e produtores.

Ao Metrópoles o crítico de cinema Márcio Sallem enfatizou a distinção entre as premiações, mas também afirmou que a recente vitória pode, sim, influenciar no resultado.

“A vitória de Fernanda Torres não impacta diretamente na corrida do Oscar, mas há um impacto indireto, pois a dias do fechamento da votação das indicações para o Oscar, a vitória de Fernanda pode fazer com que membros que tenham ignorado ou ficado indiferentes ao filme agora sintam a urgência de assisti-lo ou reapreciá-lo sob outro olhar”, explica.

[...]

Ainda Estou Aqui tem chance?

Sallem também falou da vitória do filme Emilia Pérez, que desbancou Ainda Estou Aqui no Globo de Ouro. Os longas estavam concorrendo na categoria Melhor Filme Estrangeiro e provavelmente irão disputar a mesma categoria no Oscar.

“É um filme com elementos de diversidade e representatividade (latino americana, trans etc.), embora de um jeito diluído para Hollywood ver. Tem artistas que trabalham na indústria, como Zoe Saldana e Selena Gomez. Além de ter o pedigree do cinema francês, que é um dos cinemas mais fortes em se tratando da categoria. Eu sempre achei que Ainda Estou Aqui corre por fora, mas as indicações devem tornar mais claro o cenário”, ressalta.

O crítico ainda explicou que, se Emilia Pérez arrebatar o número de indicações que se espera – cerca de 8 a 10 –, acaba se tornando quase imbatível. Porém, se o número empalidecer e Ainda Estou Aqui tiver indicações estratégicas, como Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e até Melhor Filme, o cenário melhora para a produção brasileira.
O vocábulo “Ainda”, presente no título do filme, pode ser classificado morfologicamente como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis