Questões de Português da FAUEL

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Listagem de Questões de Português da FAUEL

#Questão 876176 - Português, Interpretação de Textos, FAUEL, 2020, Prefeitura de Centenário do Sul - PR, Provas: Agente de Manutenção - Máquinas e Veículos Agente de Manutenção - Serviços Elétricos e Hidráulicos Agente de Combate às Endemias Agente Comunitário de Saúde

Leia o relato a seguir, escrito por Mário Quintana, para responder as próximas questões. 

“Aprendi a escrever lendo, da mesma forma que se aprende a falar ouvindo. E isto naturalmente, quase sem querer. Em meus tempos de criança, era aquela encantação. Lia-se continuamente e avidamente um mundaréu de história. Mas lia-se corrido, frase após frase, do princípio ao fim. Ora, as crianças de hoje não se acostumam a ler corretamente, porque apenas olham as figuras dessas histórias em quadrinhos, cujo texto se limita a simples frases interjeitivas. No fundo, uma fraseologia de uivos, uma subliteratura de homem das cavernas. Exagerei? Bem feito! Mas se as crianças, coitadas, nunca adquirirem o hábito da leitura, como saberão um dia escrever?”
(Trecho com adaptações)
Marque a alternativa que NÃO indica uma palavra extraída do texto que esteja no plural.

#Questão 876177 - Português, Interpretação de Textos, FAUEL, 2020, Prefeitura de Centenário do Sul - PR, Provas: Agente de Manutenção - Máquinas e Veículos Agente de Manutenção - Serviços Elétricos e Hidráulicos Agente de Combate às Endemias Agente Comunitário de Saúde

Leia o relato a seguir, escrito por Mário Quintana, para responder as próximas questões. 

“Aprendi a escrever lendo, da mesma forma que se aprende a falar ouvindo. E isto naturalmente, quase sem querer. Em meus tempos de criança, era aquela encantação. Lia-se continuamente e avidamente um mundaréu de história. Mas lia-se corrido, frase após frase, do princípio ao fim. Ora, as crianças de hoje não se acostumam a ler corretamente, porque apenas olham as figuras dessas histórias em quadrinhos, cujo texto se limita a simples frases interjeitivas. No fundo, uma fraseologia de uivos, uma subliteratura de homem das cavernas. Exagerei? Bem feito! Mas se as crianças, coitadas, nunca adquirirem o hábito da leitura, como saberão um dia escrever?”
(Trecho com adaptações)
O texto selecionado se conclui com uma:

#Questão 876178 - Português, Interpretação de Textos, FAUEL, 2020, Prefeitura de Centenário do Sul - PR, Provas: Agente de Manutenção - Máquinas e Veículos Agente de Manutenção - Serviços Elétricos e Hidráulicos Agente de Combate às Endemias Agente Comunitário de Saúde

Leia o relato a seguir, escrito por Mário Quintana, para responder as próximas questões. 

“Aprendi a escrever lendo, da mesma forma que se aprende a falar ouvindo. E isto naturalmente, quase sem querer. Em meus tempos de criança, era aquela encantação. Lia-se continuamente e avidamente um mundaréu de história. Mas lia-se corrido, frase após frase, do princípio ao fim. Ora, as crianças de hoje não se acostumam a ler corretamente, porque apenas olham as figuras dessas histórias em quadrinhos, cujo texto se limita a simples frases interjeitivas. No fundo, uma fraseologia de uivos, uma subliteratura de homem das cavernas. Exagerei? Bem feito! Mas se as crianças, coitadas, nunca adquirirem o hábito da leitura, como saberão um dia escrever?”
(Trecho com adaptações)
No trecho “um mundaréu de história”, a expressão “mundaréu” pretende indicar:

#Questão 876179 - Português, Interpretação de Textos, FAUEL, 2020, Prefeitura de Centenário do Sul - PR, Provas: Agente de Manutenção - Máquinas e Veículos Agente de Manutenção - Serviços Elétricos e Hidráulicos Agente de Combate às Endemias Agente Comunitário de Saúde

O poema a seguir também foi escrito por Mário Quintana. Considere-o para responder a próxima questão.

“Todos os jardins deviam ser fechados,
com altos muros de um cinza muito pálido,
onde uma fonte
pudesse cantar sozinha
entre o vermelho dos cravos.
O que mata um jardim não é mesmo
alguma ausência
nem o abandono...
O que mata um jardim é esse olhar vazio
de quem por eles passa indiferente”. 
O poema se conclui com a palavra “indiferente”. Marque a alternativa que indica um de seus possíveis sinônimos.

#Questão 876180 - Português, Pontuação, FAUEL, 2020, Prefeitura de Centenário do Sul - PR, Provas: Agente de Manutenção - Máquinas e Veículos Agente de Manutenção - Serviços Elétricos e Hidráulicos Agente de Combate às Endemias Agente Comunitário de Saúde

O poema a seguir também foi escrito por Mário Quintana. Considere-o para responder a próxima questão.

“Todos os jardins deviam ser fechados,
com altos muros de um cinza muito pálido,
onde uma fonte
pudesse cantar sozinha
entre o vermelho dos cravos.
O que mata um jardim não é mesmo
alguma ausência
nem o abandono...
O que mata um jardim é esse olhar vazio
de quem por eles passa indiferente”. 
No antepenúltimo verso do poema, o autor emprega um sinal de pontuação representado por três pontos. Marque a alternativa que indica o nome desse sinal.

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