Questões de Língua Portuguesa da ESAG

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa da ESAG

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 23 a 25.

Manhã de um azul flamante. Fiquei olhando o mar que não via há algum tempo e era o mesmo mar de antes, um mar que se repetia e era irrepetível.

(Lygia Fagundes Telles: O menino e o velho. In: Invenção e memória. Rio de Janeiro: Rocco, 200, p. 69.)

Examine as afirmações abaixo.

I. Em "Fiquei olhando", a forma nominal em destaque encontra-se no gerúndio; expressa uma ação prolongada.

II. Em "que não via há algum tempo", substituindo-se a expressão em destaque por alguns anos, o verbo irá para o plural.

 III. A flexão verbal Fiquei encontra-se no pretérito perfeito do indicativo; exprime um processo verbal concluído.

IV. As flexões verbais via, era, repetia encontram-se no pretérito imperfeito do indicativo; transmitem idéia de continuidade, no passado.

 V. Passando as flexões verbais via, era, repetia para o pretérito imperfeito do subjuntivo obtém-se veria, seria, repetiria.

 Assinale a alternativa que contém as respostas corretas, segundo a norma culta padrão da língua.

TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):

Assinale a alternativa INCORRETA.

TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):

Considere estas afirmações:

Considere estas afirmações:

Assinale a alternativa com as respostas que se justificam pelo texto.

Texto para responder as questões 21 e 22:

1 A suposição de que a gente não lê porque não conhece os segredos maravilhosos

2 do mundo da leitura, porque não tem o estímulo apropriado, porque não tomou o

3 gosto pela leitura não resiste à análise isenta e sincera. O que nos parece necessário,

4 mais do que campanhas promocionais de prática de leitura, é indagar, sem pré-juízos,

5 quem, o quê, como, em que condições, por que razões lê, ou não lê isto ou aquilo; em

6 outras palavras, trata-se de verificar que fatores sociais, políticos, econômicos,

7 culturais promovem ou desfavorecem essa ou aquela leitura. Trata-se de abandonar

8 a postura magistral de quem sabe o que outro deve ser ou fazer e permitir que

9 aflorem as contradições, os interesses, os valores que informam as práticas leitoras na

10 sociedade contemporânea. Trata-se, enfim, de pôr em questão tanto as leituras quanto 11 os discursos sobre leitura, permitindo que se manifestem as práticas veladas, desauto- 12 rizadas e desconsideradas. Talvez, desse modo, se torne possível o debate franco e

13 sem preconceitos sobre leitura e cultura, leitura e sociedade.

(Hélio Consolaro, in www.portrasdsletras.com.br, adapt.)

Assinale a alternativa INCORRETA.

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