Questões de Português da AV MOREIRA

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Listagem de Questões de Português da AV MOREIRA

Leia o texto e responda a questão que segue.

... E o mundo não se acabou
Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar
Por causa disso minha gente lá de casa começou a rezar
E até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada
Por causa disso nessa noite lá no morro não se fez batucada
[...]
Chamei um gajo com quem não me dava
E perdoei a sua ingratidão
E festejando o acontecimento
Gastei com ele mais de “quinhentão”
Agora eu soube que o gajo anda
Dizendo coisa que não se passou
Ih, vai ter barulho e vai ter confusão
Porque o mundo não se acabou...
Em: Assis Valente com Dendê. Warner Music, 1999.
Quanto à tipologia, o texto se classifica como:

#Questão 873698 - Português, Fonologia, AV MOREIRA, 2020, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI, Professor de Língua Portuguesa - 6º ao 9º ano

Em jornal e amável o último segmento fônico é [l], comprovando a derivação de jornaleiro e amabilíssimo. No português brasileiro, há uma tendência generalizada para a vocalização, transformando a consoante em ditongo. Entretanto, em usuários de nível sócio-cultural inferior há o apagamento da consoante mencionada. Dessa forma, apresente a dupla de palavras que sofreram vocalização e apagamento, respectivamente.

#Questão 873699 - Português, Morfologia, AV MOREIRA, 2020, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI, Professor de Língua Portuguesa - 6º ao 9º ano

Nas expressões, (1) “Somente João foi ao cinema” e (2) “Felizmente João foi ao cinema” é possível inferirmos, no que cerne ao processo de produção:

#Questão 873701 - Português, Fonologia, AV MOREIRA, 2020, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI, Professor de Língua Portuguesa - 6º ao 9º ano

“A bela bola rola: A bela bola do Raul.
Rosa amarela, a da Arabela. A do Raul, azul.
Rola a amarela e pula a azul. A bola é mole, é mole e rola. A bola é bela, é bela e pula.
É bela, rola e pula, é mole, amarela, azul.
A do Raul é de Arabela e a de Arabela é de Raul.”
(MEIRELES, C. Jogo de bola. In: FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 32.)
Para se manter a literariedade, a autora utiliza a seguinte repetição sonora:

“Paulo, te amo, me ligue o mais rápido que puder. Te espero no fone 55 44 33 22. Verônica”.
(MARCURSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editora, 2008. p. 174.)
Dentro da teoria de gêneros textuais defendida por Marcuschi (2008), o suporte de um gênero, locus físico ou virtual, não é capaz de determinar o gênero, e sim o gênero exige um suporte específico.
Tomando como base as diversas situações comunicativas com o uso da sequência textual apresentada, relacione o nome do gênero textual ao seu respectivo suporte.
I. Se o texto estiver escrito em um papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um convite. II. Se o texto for passado pela secretária eletrônica de Verônica a Paulo, trata-se de um bilhete. III. Se o texto estiver escrito em um papel colocado sobre a mesa da pessoa indicada (Paulo), pode ser um bilhete. IV. Se o texto for remetido pelos correios, em um formulário próprio, pode ser um recado. V. Se o texto for remetido pelos correios, em um formulário próprio, pode ser um telegrama.
Aponte a alternativa em que todas as afirmativas são FALSAS.

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