Questões de Língua Portuguesa da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da Banca não informada

No trecho: “...devem explicar o tempo todo para os pacientes que suas piadas não são engraçadas...”, a palavra em negrito, de acordo com a norma culta, é classificada como:

Releia as frases a seguir, retiradas do texto “Desobediência civil”:

“Mas leis injustas (supondo que haja um critério objetivo de justiça) nem sempre são criadas por razões deliberadas (...).”

“E ortógrafos e gramáticos também erram, portanto também criam leis injustas – se não contra os falantes, pelo menos contra a língua.”

“Afinal, não é possível enviar ao congresso um projeto de lei de iniciativa popular para mudar regras de gramática.”

As conjunções destacadas estabelecem nos enunciados, respectivamente, relações semânticas de:

Na frase “(...) Mas nem sequer é preciso pensar a respeito para apreciar o valor da boa reputação: descobrir que gostam da gente ou receber outras formas de avaliação positivas são estímulos fortes para o estriado ventral(...)”, a conjunção em destaque pode ser substituída por outra de mesmo valor semântico em:

Leia com atenção a oração, atentando para a articulação entre os constituintes sintáticos:

“Não me deixam mentir os exemplos de Don Quixote e Madame Bovary.”

Esta oração atesta a importância da concordância entre verbo e sujeito para a produção de enunciados sintaticamente integrados, de acordo com a norma culta escrita.

Assinale a alternativa em que se descuidou dessa concordância:

Considerando o excerto “Aqueles que não se lembram do passado”, o vocábulo destacado encontra-se flexionado em razão de uma regra gramatical de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis