Questões sobre Semântica

Só NÃO está correto o que se afirma sobre as relações sintáticas e/ou semânticas dos destaques, em:
  • A. Constituem”, “Criam” e “Protegem” (No primeiro parágrafo do texto, são formas verbais que constituem núcleos de predicados de um mesmo sujeito: “Instituições”).
  • B. Em: Protegem os cidadãos do arbítrio e da violência do Estado., (Um dos complementos indiretos da forma verbal “Protegem”).
  • C. Um exemplo foi a percepção, ao longo do tempo, das desvantagens do autoritarismo. (Termo circunstancial relativo a lugar).
  • D. .entendem-se instituições como restritas apenas às organizações do setor público. (O verbo apresenta-se em voz passiva sintética).
  • E. Instituições, como ensina Douglass North, são regras do jogo, formais e informais. (Predicativo do sujeito “Instituições”).
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O processo de interpretação de textos implica, entre outras habilidades, a de identificação de sentidos de palavras ou expressões e a de análise linguística. Assim, assinale a alternativa que traz informação correta sobre relações sintáticosemânticas estabelecidas no texto:
  • A. O uso da expressão “até mesmo” (l. 10) produz efeito de avaliação positiva, o que se confirma no emprego do verbo “corroborar” (“corroborando”, l. 11) e do substantivo “tolerância” (l. 11).
  • B. A expressão “até mesmo” (l. 10) introduz, no enunciado, o argumento mais forte de uma escala orientada para determinada conclusão, deixando pressuposta uma crítica (negativa) aos movimentos sociais.
  • C. Os termos “diversidade” (l. 5, 13) e “diferenças” (l. 2, 7, 14, 17) são usados como sinônimos pelo autor, o que se pode comprovar no uso da construção “todos e todas” (l. 21).
  • D. Se tirarmos o “acento” indicativo de crase do enunciado “contrapor à retórica” (l. 13) e o aplicarmos em “a perspectiva” (l. 14), não haverá mudanças de sentido, nem de organização sintática.
  • E. A oração “que exigem a transformação social e política de nossa sociedade” (l. 15-16) introduz, no período, ideia de generalização, deixando pressuposto que todos os conflitos e desigualdades exigem a transformação mencionada.
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Atente para a semântica introduzida pelos conectivos (palavras ou locuções) des-tacados e assinale a afirmação INCORRETA:
  • A. “O mundo está sem ordem e valores, como disse Dostoievski: “Se Deus não existe, tudo é permitido””. Ideia de comparação.
  • B. “... as luzes da razão poderiam colocar o homem como gerador de sua história. Mas tudo não passou de um sonho, um sonho de verão (parodiando Shakespeare).”  ideia de adversidade.
  • C. “Restou-nos o refúgio nos grandes espetáculos, como os do Coliseu antigo: o pão e o circo, para preencher o vazio da vida.”Ideia de finalidade.
  • D. “Harvey põe o dedo na ferida ao dizer que o projeto do Iluminismo já era, na origem, uma “patranha”, na medida em que disparava um discurso redentor para o homem com as luzes da razão, em troca da lenta e gradual perda de sua liberdade.”  Ideia de proporcionalidade.
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“Apesar da vocação educativa explícita, seu público-alvo transcende uma faixa etária específica”. Neste trecho do Texto 1, evidencia-se uma relação semântica de:
  • A. consequência.
  • B. tempo.
  • C. condição.
  • D. concessão.
  • E. causalidade.
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A palavra se destacada contém a ideia de condição em:
  • A. “e os mecanismos com os quais podemos minimizá- -los têm pouquíssimo destaque se comparados aos de outros tipos de poluição.” ((. 13-15)
  • B. “Mais de perto, a poluição luminosa pode ser notada quando se observa uma ‘aura’ de luz no horizonte” (. 19-21)
  • C. “Mariposas e besouros têm seus ciclos de vida alterados e são atraídos e desorientados pela luz, tornando- -se vítimas fáceis de aves, morcegos e outros predadores.” (. 48-51)
  • D. “mudanças na duração dos dias causadas por luminárias provocam confusão em relação à estação do ano em que se encontram.” (l. 60-63)
  • E. “Com o desenvolvimento tecnológico das lâmpadas LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz), a iluminação artificial torna-se mais eficiente energeticamente.” (l. 71-74)
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Assinale a alternativa correta.
  • A. Em: “[...] E o futuro? Como nos projetamos nesse tempo que ainda não existe… ‘Pode deixar que amanhã eu entrego tudo o que falta’; ‘Semana que vem nos encontramos, está combinado’ [...]”, todos os termos em destaque têm função de conjunção integrante.
  • B. Em “[...] Há dias em que o tempo não passa, anda devagar, como se os ponteiros do relógio (alguém ainda usa modelo analógico?) parecessem pesados. Arrastam-se como se houvesse bolas de ferro em suas engrenagens.”, predomina a linguagem denotativa.
  • C. Em “[...] Alguns eventos são tão traumáticos que, como esquadrinhou Freud um século atrás, são bloqueados pela memória.”, estabelece-se entre a primeira e a última oração uma relação semântica de consequência.
  • D. Em “[...] Alguns eventos são tão traumáticos que, como esquadrinhou Freud um século atrás, são bloqueados pela memória.”, o elemento em destaque estabelece uma relação semântica de comparação entre os eventos traumáticos e as ideias de Freud.
  • E. Em “[...] Jamais poderia ser: no dia 14 de março de 2023, às 17h12, você estará no Largo do Boticário, no Rio de Janeiro, lendo o conto A Cartomante, de Machado de Assis.”, os dois pontos são utilizados para apresentar uma citação indireta.
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Assinale a alternativa em que o termo “mesmo” apresenta o mesmo valor semântico que recebe na frase “[...] Claro que mesmo uma predição detalhada seria problemática, pois, dela sabendo, eu poderia dispor as coisas de forma que acontecessem como anunciado.”.
  • A. Ele mesmo se apossou das terras e colocou todos para correr.
  • B. A planta brotará, mesmo que em alguns casos demore um pouco.
  • C. Eu sempre estive ao seu lado, não é mesmo?
  • D. Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar.
  • E. Ele feriu a si mesmo.
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Considere o trecho abaixo:

É como se Janus não tivesse apenas duas, mas sim infindáveis faces e expressões, assim como a humanidade tem, ou seja, não foi a internet que começou e provocou o terrorismo, mas sim o contrário: terrorismo, intolerância e desumanidade no mundo, nas culturas, nas mentes e corações humanos, por isso também se refletem nesse grande espelho que a internet de fato é. (2o parágrafo)

Assinale a alternativa correta em relação ao trecho.

  • A. Os verbos ter e haver são usados com valor existencial em “tivesse”, “tem” e “há”.
  • B. A expressão “mas sim”, nas duas ocorrências, pode ser substituída por “e sim” sem prejuízo na relação semântica de adversidade.
  • C. A expressão “ou seja” introduz uma informação que retifica um equívoco da informação precedente.
  • D. As formas verbais se alternam, no trecho, exclusivamente entre os tempos pretérito perfeito e presente do modo indicativo.
  • E. As partícula “se” (nas duas ocorrências) e “que” (nas duas ocorrências) funcionam, respectivamente, como pronome oblíquo e pronome relativo.
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A respeito das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue os itens de 1 a 10.

Na linha 15, a inserção de de antes de “exames” manteria o paralelismo sintático do período.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Em todos os segmentos abaixo há adjuntos adverbiais com valores semânticos diferentes; a opção em que a indicação desse valor está INCORRETA é.
  • A. “...no cotidiano de todas as sociedades sob várias formas” / modo;
  • B. “...ao nos referirmos à violência, estamos falando de agressão física”/ assunto;
  • C. “...o ser humano precisou produzir violência em escala inédita no reino animal” / lugar;
  • D. “...um tipo de violência fundamental para a constituição de civilizações” / finalidade;
  • E. “...sempre foi violenta, porque, para sobreviver em ambientes hostis, ...” / meio.
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