Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Figura e Vícios de Linguagem

 

Julgue os itens a seguir, relativos à linguagem, à análise e interpretação do texto acima e ao emprego das classes de palavras, acentuação gráfica e pontuação.

Nas linhas 14 e 15, o autor emprega um recurso sonoro, onomatopéia, comumente usado em poesias, para reproduzir sons do mundo natural. Sugere, dessa forma, o ruído de animais.

 

Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..

O último período do texto contém uma metáfora.

Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Constitui paráfrase do período “Faço-o agora (...) as instituições livres” (l.7-10) o trecho a seguir, que poderia ser permutado com aquele, sem prejuízo do sentido geral do texto: Dirijo-me, neste momento, ao País para que, caso a iniqüidade venha a se abater sobre mim, não esteja eu impedido de cumprir a obrigação de delatar a violência que na pessoa deste parlamentar sofrerão as instituições democráticas.

Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, bem como as noções que cercam o conceito de retórica e argumentação, julgue os itens subseqüentes.

Quando se atribui às palavras o poder de “alçarem vôos insopitáveis” (l.11), está-se lançando mão de uma figura de estilo chamada metonímia.

Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. O último período do primeiro parágrafo é construído sintática e semanticamente com base nas figuras de linguagem denominadas assíndeto e hipérbole.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis