Questões de Língua Portuguesa do ano 2025

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2025

    No total, os japoneses trouxeram mais de 50 tipos de alimentos ao Brasil. Os primeiros provavelmente foram as variedades de caqui doce e a tangerina poncã, que chegaram nos anos 20. Mas foi a partir da década de 1930 que a maioria dos novos gêneros aportou por aqui. O cenário era favorável aos agricultores japoneses: comprando ou arrendando lotes de terras das fazendas cafeeiras falidas após a crise da Bolsa de Nova York, os pequenos proprietários dedicaram-se a uma variedade de culturas que não eram populares no Brasil. Muitos imigrantes traziam mudas junto às suas bagagens nos navios.

        Foi o caso do morango e até mesmo de um tipo de fruta insuspeita: a uva-itália, que, apesar de ser italiana, como o nome entrega, pintou no Brasil por mãos japonesas, na década de 1940. A coisa era mais fácil quando vinha por meios oficiais, via acordos de cooperação entre os dois países. De tempos em tempos, o governo nipônico liberava sementes para cultivo no Brasil, como as da maçã Fuji, em 1971. Junto às comidas “inéditas”, os japoneses trouxeram técnicas para ampliar a escala de produção de gêneros alimentícios já presentes no país, mas ainda restritos ao esquema de fundo de quintal, como a alface, o tomate, o chá preto, a batata e o emblemático exemplo da produção de frangos e ovos. A atividade só decolou de vez com a importação de aves-matrizes do Japão e com a experiência dos imigrantes japoneses nas granjas.


Fonte: Revista Superinteressante. 2007.
Os adjetivos pátrios, como “nipônico”, fazem referência ao local de origem de determinada coisa ou pessoa. Com isso em mente, assinalar a alternativa que corretamente associa os países de origem a seus adjetivos pátrios.

Em relação à ortografia, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

A ____________ para o destino dos sonhos é uma jornada! Que todos ____________ com o coração leve, pois uma ____________ é um convite à descoberta.

#Questão 1115517 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Francês

De acordo com Bronckart (2019), a confecção de todo texto envolve diferentes mecanismos interligados, que, por sua vez, são compostos por operações diversas. Para explicar esse processo, o autor explicita um modelo organizado em três níveis: o de infraestrutura do texto, o de mecanismos de textualização e o de mecanismos enunciativos.
Sobre o nível de infraestrutura do texto, é correto afirmar que ele

#Questão 1115524 - Língua Portuguesa, Interpretação de Textos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Psicologia

Scorsolini-Comin (2014) afirma que, “na cibercultura, a distância entre os campos do conhecimento é cada vez mais                 , de modo que os saberes produzidos são considerados                  ”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Fadiga visual: como proteger a vista na era do excesso de telas


Em uma era em que as telas dominam nossa vida cotidiana, uma epidemia silenciosa se espalha pelo mundo.

A fadiga ocular digital, antes considerada uma condição marginal entre as preocupações com a saúde ocupacional, tornou-se um grande problema de saúde pública, que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

À medida que nossa dependência de dispositivos digitais para trabalho, educação e interação social só aumenta, há mais riscos à saúde de nossos olhos.

Estudos recentes apresentam um quadro sombrio. Até 50% dos usuários de computador podem desenvolver a chamada fadiga ocular digital.

Essa condição, caracterizada por uma variedade de sintomas oculares e visuais, como secura, lacrimejamento, coceira, queimação e visão turva ou até dupla, não é apenas um incômodo.

Ela pode indicar problemas potencialmente crônicos que afetam significativamente a qualidade de vida e a produtividade de um indivíduo.

A pandemia da covid-19 exacerbou essa tendência. Afinal, os lockdowns e as medidas de distanciamento social aumentaram o tempo de tela numa escala sem precedentes.

Um aumento acentuado no uso de dispositivos digitais durante esse período está correlacionado a um crescimento das doenças na superfície ocular, distúrbios visuais e fadiga ocular digital.


O impacto invisível da dependência digital


Mas o que exatamente acontece com nossos olhos quando olhamos para telas por longos períodos?

A resposta está na biologia complexa do nosso sistema visual. Ao focar em telas digitais, nossa taxa de piscadas diminui e nossos olhos se esforçam demais para focar em objetos próximos por longos períodos.

Piscar menos e manter o foco próximo desencadeia uma série de problemas oculares, desde irritação leve até ressecamento crônico.

Os sintomas da fadiga ocular digital são diversos e muitas vezes insidiosos. Eles variam desde sinais imediatamente perceptíveis, como fadiga ocular, secura e visão turva, até pistas mais sutis, como dores de cabeça e no pescoço.

Embora geralmente temporários, esses sintomas podem se tornar persistentes e debilitantes, se não forem tratados.

Ao contrário da crença popular, a luz azul emitida pelas telas não é a principal causa da vista cansada.

Embora a luz azul possa contribuir para a fadiga ocular e interromper os padrões de sono, não há evidências conclusivas de que ela cause danos oculares permanentes.

Os verdadeiros vilões são a ergonomia ruim, o trabalho por um tempo prolongado com foco próximo e a redução das piscadas.

Mas como podemos proteger a visão neste mundo centrado nas telas?

A solução está em uma abordagem multifacetada, que combina mudanças comportamentais, ajustes ambientais e, quando necessário, intervenções médicas.


Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cly569nwr1no fragmento
"...há mais riscos à saúde de nossos olhos."

Quando um verbo ou um nome exigir a preposição 'a' e o substantivo posterior admitir artigo 'a', haverá crase, como ilustrado no exemplo do enunciado. A seguir, analise o emprego da crase nos enunciados e identifique aquele que o utiliza de forma INCORRETA.

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