Questões de Língua Portuguesa do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 0000

Em relação ao texto I, assinale a alternativa correta.

Em relação às ideias do texto I, assinale a alternativa correta.

Em "Se aos 45 eu nunca tinha apertado um botão sequer de uma máquina dessas, ele, aos 18, já domina a técnica com maestria... " o termo destacado indica que o rapaz de 18 anos aprendeu a operar a máquina de lavar

No Texto 1, considerando os aspectos da textualidade que concorrem para a coesão e a coerência, particularmente no que se refere aos elementos relacionadores, analise as afirmativas a seguir.

 I. O segmento “Essa linha de raciocínio” (2º parágrafo), retomando o trecho: “simplesmente reproduzir dados transmitidos por uma indústria farmacêutica apenas interessada em vender mais remédios” (1º parágrafo), articula os dois parágrafos e promove a progressão temática.

II. Na afirmação “isso é possível” (3º parágrafo), o termo destacado sintetiza o conteúdo do parágrafo anterior e evita, assim, uma repetição que provavelmente comprometeria a progressão textual.

III. No trecho: “Haveria equívocos em estudos e classificações, assim como a hipermedicalização da vida, mas isso diria muito mais sobre quem recebe os resultados dos estudos e medica seus pacientes a partir deles, do que sobre quem os produziu.” (4º parágrafo), os pronomes destacados substituem, respectivamente, os termos „hipermedicalização da vida‟ e „seus pacientes‟.

 IV. Com base no trecho: “Sarkis diz estar certo de que boa parte dos estudiosos sobre os transtornos mentais estão efetivamente acreditando (...) naquilo que estão fazendo, dedicando-se e confiando em suas descobertas.” (5º parágrafo) deve-se compreender que o entrevistado defende a ideia de que a maioria dos estudiosos confia nas descobertas de transtornos mentais.

Estão CORRETAS:

Releia:

“Para o psicanalista Eduardo Rozenthal, isso é possível, sim, porque vivemos numa sociedade contemporânea monista, baseada em apenas um valor, que é o valor capitalista de mercado. Ela substitui a sociedade moderna, que era dualista, oscilando entre o bem e o mal.”. (3º parágrafo)

Para dar maior sustentação a seu ponto de vista, o entrevistado Eduardo Rozenthal constrói a sua argumentação com base, principalmente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis