Questões de Língua Portuguesa

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

A idéia de finalidade é introduzida por diferentes expressões no texto: “a fim de” (l.2), “sobre” (l.3) e “para que” (l.13).

Julgue os itens a seguir, a respeito da mensagem eletrônica acima.

A parte inicial da frase não é uma verdadeira pergunta, mas um recurso argumentativo para induzir a uma resposta que confirma o que a segunda parte declara, precisamos de um meio ambiente inteiro, por isso, a conjunção inicial deveria ser grafada Porque.

Julgue os itens a seguir, a respeito da mensagem eletrônica acima.

A dupla possibilidade de significação da palavra “meio” conduz a duas interpretações distintas da frase; mas, para quem não sabe que “meio” pode significar o conjunto de condições naturais que atuam sobre os seres vivos em geral, a leitura será apenas a de “meio” como metade de um inteiro.

Com referência ao texto acima, julgue os próximos itens.

Preserva-se a coerência textual e respeitam-se as regras gramaticais ao se empregar usam em lugar de “usem” (l.7), mas perde-se a idéia de hipótese ou possibilidade da frase original.

Com referência ao texto acima, julgue os próximos itens.

No desenvolvimento das idéias no texto, a expressão “metade do” (l.4) corresponde a 50% e, por isso, não se prejudicam a coerência textual nem a correção gramatical ao se substituir aquela expressão pela porcentagem.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis