Questões de Língua Portuguesa

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa

TEXTO V para responder a questão 28.

Levando em consideração a estrutura e a tipologia textual tanto a clássica quanto a baseada na intecionalidade, leia o TEXTO V "O Bicho", de Manuel de Bandeira e assinale a alternativa que indica o tipo de texto ao qual ele pertence.

As palavras possuem sentidos que podem variar, dependendo do contexto em que são empregadas. Às vezes, unindo a outras palavras, formam expressões de sentido completamente diferente. Portanto, analise os trechos abaixo e responda.

Assinale a alternativa incorreta em relação ao sentido.

TEXTO I para as questões 21 e 22.

Adquirir a capacidade de usar bem a língua requer – como toda atividade artística – uma rigorosa disciplina: só pode manejar o meio, fazê-lo obedecer à nossa intenção expressiva, quando por nossa vez obedecemos discutir a sua estrutura própria, que nos precede e nos ultrapassa. No caso da escrita, é preciso seguir escrupulosamente a ossatura do idioma, mesmo quando se quer trincá-lo de leve: conhecer e respeitar a pontuação, a regência, a concordância, as normas de colocação das palavras na frase, as regras de coordenação e subordinação das orações... A arte de escrever consiste em servir a língua para dela poder servir-se; a vassalagem é aqui condição do domínio do meio e, portanto, da possibilidade de exercitar a liberdade criativa. Mezan, Renato(2004) In:Cereja & Magalhães(2003) Português e Linguagens. São Paulo:Atua

Assinale a alternativa que apresenta uma idéia de com acordo com o Texto I.

 

Para construir o sentido da expressão "fora de si" no TEXTO II, o autor vale-se

Texto V.

Leia o TEXTO V e analise as seguintes afirmações:

I. A expressão "o que só se permite" (Linha 3) está empregada com o sentido de "o que nunca se faculta."

II. As palavras "crescimento" e "dor" (Linha 06) são utilizadas de modo a constituírem um paradoxo.

III. As palavras "alteridade", "contradição", "afrontamento" e "conflito"(Linhas 3 e 4) encadeiam-se numa progressão semântica.

IV. A expressão "abdicação do diálogo" (Linha 7) tem significação oposta à da expressão "tolerância sem o calor da sinceridade".

V. A expressão "nos desviamos das áreas de atrito" (Linha 5) está empregada com o sentido oposto ao da expressão "aparamos todos as arestas".

Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis