Questões de Pedagogia da WISDO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da WISDO

O Programa Pedagógico, que estabeleceu diretrizes para os serviços de Educação Especial no Estado de Santa Catarina, define o SAEDE como:

Considera-se como desenvolvimento escolar no tópico reconhecido como “currículo organizado e articulado” a característica pedagógica a seguir:

De acordo coma Base Nacional Comum Curricular assinale a alternativa incorreta:

Considerando o papel da linguagem no desenvolvimento das funções psicológicas superiores e, portanto, nos processos de ensino e aprendizagem, um conceito que se destaca no campo da psicologia histórico cultural, determinante para o trabalho pedagógico desenvolvido nos serviços educacionais ofertados nos CAESPs, é 

Conforme o Currículo Base do Território Catarinense, é no contexto que a criança se apropria do sistema de escrita e a escola tem a responsabilidade formal pela sistematização da alfabetização / do sistema alfabético (fonográfico) da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para tanto, é necessário planejar ações sistemáticas e que promovam esse aprendizado por meio das diferentes práticas de linguagem. Observe as proposições:

I. Situações de uso realdas práticas discursivas (organizar ambiente alfabetizador que garanta a circulação de diferentes suportes de gêneros e práticas discursivas - literatura infantil, jornais, músicas, rótulos, cartazes, placas, jornais, bilhetes, avisos, crachás, recados, revistas, entre outros gêneros escritos e da oralidade).
II. Jogos e atividades lúdicas diversas em que as crianças sejam envolvidas/desafiadas a comparar e relacionar palavras entre si, com suas ilustrações, etc.
III. Atividades em que o aprendiz da escrita é desafiado a produzir escrita espontânea, completar textos conhecidos de diferentes modos, relacionar fonema/grafema, circular palavras conhecidas, fazer associações/comparações tanto na escrita quanto nos efeitos de sentido que esta produz em seus interlocutores, etc.
IV. Alfabeto móvel: é desejável que todas as crianças possam ter o seu alfabeto móvel (de preferência colorido) para que, em grupos e individualmente, possam “exercitar” diferentes possibilidades de produção de palavras e textos.

Analise as proposições acima de acordo como Currículo Base do Território Catarinense:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis