Questões de Pedagogia da UNAMA

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Listagem de Questões de Pedagogia da UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Conforme a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial estabelecida na 32ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em 17 de outubro de 2003, em Paris, o Patrimônio Cultural Imaterial se manifesta de forma plural nos seguintes domínios:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação às novas políticas educacionais, no tocante à diversidade cultural, é correto afirmar:

1- Sua gênese fora discutida no âmbito da sociedade civil organizada.

2- Representam o resultado de lutas históricas encaminhadas pelo Movimento Negro, desde a década de 1930.

3- A aplicação e exeqüibilidade dessas políticas somente dependem da qualificação de professores.

4- As etapas de implementação dessas políticas ficam sob a responsabilidade dos organismos de educação (secretarias, universidades e escolas privadas).

O correto está em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A sociedade brasileira atual recebe influência das idéias políticas e sociais neoliberais. As relações  da  educação  com  o  contexto  econômico  estão  se  processando  em  função  da  globalização  da  economia,  que  exige  modificações  no  sistema  educacional.  Sobre  a  educação  na  perspectiva  neoliberal é correto afirmar

1- A função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo  para  a  transformação  social,  por  meio  de  uma  prática  criativa,  participativa,  dialógica  e  conscientizadora.

 
2- Emerge nova racionalidade fundamentada na autonomia e na subjetividade; o educador assume  a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho e o aluno é o capital humano necessário ao  sistema produtivo.

 
3-  A  escola  tem  a  função  política  de  democratizar  o  ensino,  com  vistas  a  uma  sociedade  democrática  e  igualitária,  cujo  projeto  político  visa  à  transformação  social  e  à  defesa  da  educação pública popular.

 
4-  A  concepção  de  autonomia  está  vinculada  à  da  livre  iniciativa,  livre  escolha  e  à  idéia  de  competitividade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à pedagogia libertária é correto afirmar:

1- O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.

2- Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela "instrução programada", o "tele e micro-ensino" e o "sistema modular de ensino".

3- A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.

4- A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.

São corretas as afirmativas:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:

1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.

2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.

3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.

O correto está em:

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