Questões de Pedagogia da UFV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da UFV

#Questão 1118244 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Conforme Soares e Pedroso (2016), o voluntariado, o aligeiramento, a precariedade e a improvisação são marcas de iniciativas governamentais, em formato de campanhas de alfabetização, na(s) qual(is) está(ão) incluída(s): 
I. a Campanha Nacional de Adolescentes e Adultos. II. o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). III. o Movimento de Alfabetização (MOVA).
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 1118245 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Com base em Porcaro (2020), considere a afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

( ) O principal objetivo do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEAd – UFV) é realizar a alfabetização de adultos, uma vez que tal atividade caracteriza a razão da existência da modalidade de Educação de Jovens e Adultos.
( ) A Educação de Jovens e Adultos é pouco valorizada no Brasil, sendo geralmente vista como uma medida emergencial, supletiva, voltada para jovens e adultos categorizados como “incapazes”, que não frequentaram a escola quando crianças.
( ) A baixa autoestima é uma característica marcante dos educadores que atuam na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, uma vez que se sentem frequentemente cobrados por uma postura pedagógica diferenciada, ainda que não possuam condições dignas de salário e plano de carreira.
( ) O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEAd – UFV) teve origem em um projeto de alfabetização para atender cerca de mil servidores analfabetos ou semialfabetizados, que não tiveram acesso à escolarização antes de sua admissão na UFV.

Assinale a sequência CORRETA: 

#Questão 1118246 - Pedagogia, Legislação da Educação, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, reconhece a oferta de educação escolar regular para jovens e adultos como modalidade de ensino, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola. Com base em Soares e Pedroso (2016) e na legislação vigente, analise as afirmativas a seguir:

I. O reconhecimento da EJA como modalidade de ensino representa uma conquista histórica, uma vez que EJA passa a ter as mesmas condições de oferta que a educação básica obrigatória.
II. Os sistemas de ensino devem dispor sobre a oferta de educação de jovens e adultos e de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
III. A nomenclatura “Educação de Jovens e Adultos” passou a ser adotada a partir da LDB, Lei nº 9.394/96, superando a concepção anterior do ensino supletivo.
IV. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos da EJA por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

Está INCORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 1118247 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Santinello, Costa e Santos (2020), concordando com Quintanilha (2017), afirmam que é importante entender que a Educação Superior também está sendo atingida por todas as mudanças sociais e culturais da nova realidade, permeada pelas tecnologias digitais. Nesse sentido, as políticas públicas que têm sido implementadas para responder a essa nova realidade, como as relacionadas à Educação a Distância (EaD), abriram os caminhos para a adoção do chamado ensino híbrido. Para as autoras, esse tipo de ensino, com o uso da virtualização, apresenta pontos positivos e negativos.
Assinale a alternativa que apresenta um ponto positivo na perspectiva das autoras:

#Questão 1118248 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Santinello, Costa e Santos (2020), em seu texto sobre a virtualização do ensino superior, apresentam alguns conceitos importantes para a compreensão da análise que elaboram. A respeito desses conceitos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, de modo a atribuir o sentido CORRETO a cada conceito apresentado:

I. Ciberespaço II. Tecnologia Intelectual III. Virtualização IV. Cibercultura

( ) Não é uma desrealização, mas uma mutação de identidade, um deslocamento do centro de gravidade ontológico do objetivo considerado: em vez de se definir principalmente por sua atualidade (uma solução), a entidade passa a encontrar sua consciência essencial num campo problemático.
( ) É um espaço de comunicabilidade virtual, no qual as formas de interação entre as pessoas estão se modificando, constituindo-se novos meios de conexão e interconexão, hiperconectividade e hibridez nos usos e apropriações das tecnologias digitais.
( ) Proporciona mobilidade permanente às pessoas e às coisas, sendo uma reabsorção de espaço-tempo social flexível com fluxo contínuo de dados conduzidos pela rede.
( ) Possui três princípios segundo Lèvy (1999): Interconexão, comunidades virtuais e inteligência coletiva.

Assinale a sequência CORRETA: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis