Questões de Pedagogia da Quadrix

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Listagem de Questões de Pedagogia da Quadrix

#Questão 1050591 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Administração - Edital nº 31

No que se refere aos temas de metodologia de ensino de administração, ensino globalizado, diretrizes curriculares, educação profissional a distância e processo de ensino e de aprendizagem de administração, julgue o item.
O acesso aos meios de educação formais e a obtenção de uma documentação garantida pelo Estado, que possibilite o acesso a países estrangeiros, são requisitos determinantes para a construção de uma cidadania global. 

#Questão 1050592 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Administração - Edital nº 31

No que se refere aos temas de metodologia de ensino de administração, ensino globalizado, diretrizes curriculares, educação profissional a distância e processo de ensino e de aprendizagem de administração, julgue o item.
Uma adequada organização didático-pedagógica deve favorecer a interação entre professor e aluno, com práticas didáticas que contemplem a realidade dos educandos e contribuam para o aprendizado.

#Questão 1050593 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Quadrix, 2022, SEDF, Professor de Educação Básica - Administração - Edital nº 31

No que se refere aos temas de metodologia de ensino de administração, ensino globalizado, diretrizes curriculares, educação profissional a distância e processo de ensino e de aprendizagem de administração, julgue o item.
As metodologias de ensino de administração devem prever avaliações por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas e atividades que demonstrem o domínio de princípios e o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

        Sabemos que todos os professores fazem seu planejamento. Mas, infelizmente, essa atividade está carregada de um sentido burocrático, ou seja, um documento a mais que se tem de fazer para se entregar na secretaria, que não tem outro destino senão uma das gavetas do mesmo setor. Tal situação explica o fato de vários professores simplesmente mudarem as datas e apresentarem o mesmo plano do ano anterior, tendo assim cumprido sua obrigação.  
Marcos T. Masetto. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003, p. 175. 
Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item. 
O planejamento escolar deve se orientar por uma abordagem participativa, isto é, deve se constituir como um processo em que os segmentos que compõem a escola, que são os seus professores e os seus alunos, participem ativamente de sua construção e execução. Tal abordagem permite que um diagnóstico da realidade e das condições da escola seja produzido, levando à definição de objetivos educacionais que atendam às expectativas da comunidade escolar. Contudo, o planejamento a que se refere o texto aborda apenas a dimensão didática, que compete somente ao professor, e, por isso, o planejamento escolar deve ser neutro em relação às decisões político-pedagógicas que nele refletem. 

        Sabemos que todos os professores fazem seu planejamento. Mas, infelizmente, essa atividade está carregada de um sentido burocrático, ou seja, um documento a mais que se tem de fazer para se entregar na secretaria, que não tem outro destino senão uma das gavetas do mesmo setor. Tal situação explica o fato de vários professores simplesmente mudarem as datas e apresentarem o mesmo plano do ano anterior, tendo assim cumprido sua obrigação.  
Marcos T. Masetto. Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus, 2003, p. 175. 
Tendo o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item. 
Planejamento é um processo relacionado à atividade humana, que envolve reflexão e análise de uma realidade e das condições a ela relacionadas, prevendo-se ações que permitam o alcance dos objetivos traçados ou a superação das dificuldades existentes. Logo, sem conhecimento das condições de uma determinada situação e sem previsão das ações que alteram tal situação, nenhuma proposta de mudança será eficaz, ainda que se tenha clareza de seus objetivos. 

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