Questões de Pedagogia da Prosperity

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Prosperity

De acordo com os estudos de Mazzotta (2005), é possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da Educação Especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência que são:

São várias as abordagens que tem procurado explicar os processos pelos quais a criança se apropria da língua materna, diante de tal premissa, associe as lacunas que seguem:

1. Inatista.

2. Comportamentalista.

3. Cognitivista.

4. Sociointeracionismo.

( ) A linguagem constitui-se enquanto conjunto de comportamentos verbais, cuja aquisição depende do condicionamento operante, de cadeias de respostas e reforços, etc.

( ) A aquisição da linguagem é resultado de um processo interindividual dependente do esquema de interação da criança com o adulto interlocutor, desde o período pré-linguístico.

( ) O conhecimento lingüístico, brota e adapta-se às diversas línguas e dialetos do mundo, aos quais a criança é exposta, independentemente de estímulo, treinamento, imitação ou história de vida.

( ) O desenvolvimento da linguagem encontra-se condicionado ao desenvolvimento da inteligência, mais propriamente, à superação da inteligência sensório-motora.

A sequência correta dessa associação é:

Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – Vol. 1- As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a:

I - ( ) Brincar; movimentar-se em espaços amplos e ao ar livre.

II-( ) Expressar sentimentos e pensamentos; desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.

III-( ) Ampliar permanentemente conhecimentos a respeito do mundo da natureza e da cultura apoiadas por estratégias pedagógicas apropriadas.

IV -( ) Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.

Objetivos gerais da Educação Infantil segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:

I - ( ) Desenvolver uma imagem positiva de si; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.

II - ( ) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças; estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais.

III - ( ) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando a diversidade.

IV - ( ) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; descobrir, conhecer, progressivamente, seu próprio corpo.

Para Libâneo (1994) O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O Planejamento é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis