Questões de Pedagogia da Máxima

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Máxima

“O trabalho do supervisor educacional deve ser orientado pela concepção libertadora de educação; exige um compromisso muito amplo, não somente com a comunidade na qual se está trabalhando, mas consigo mesmo”. Trata-se de um compromisso político que induz a competência profissional e acaba por refletir na ação do educador, em sala de aula, às mudanças almejadas. Sendo assim, é CORRETO afirmar que a tarefa do supervisor não é fácil, pois:

É bastante recente, segundo Rangel (1985), a experiência brasileira de supervisão escolar desenvolvida como atividade profissional com características próprias e desempenhada por especialistas treinados. São características da função do profissional da supervisão:

De acordo com o IBGE, em 2019 o Censo Escolar registrou quase 28.800,000 alunos matriculados, regularmente, nas redes públicas municipais e estaduais de Educação Básica no Brasil, no ensino Fundamental e médio. Os dados registraram também 8% de alunos reprovados, mais de 2 milhões de estudantes. Fica evidenciado que o fracasso dos estudantes marca a cultura escolar, e foi naturalizado ao longo da história da educação brasileira. As afirmações abaixo justificam o alto índice de reprovação nas escolas brasileiras, EXCETO:

O abandono escolar resulta de fatores intraescolares e de fatores externos. Mais de 600 mil estudantes deixaram as escolas em 2019, a maioria delas(es) no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre os fatores intraescolares pode-se citar como motivo para abandono escolar, EXCETO:

As justificativas para o fracasso escolar, na maioria das vezes, implicam estudantes, famílias, docentes e o sistema educacional e, com argumentos de diferentes naturezas, apontam dificuldades que deveriam ser tomadas como contextos em que a educação atua; e não como impeditivos de sua realização. Analise as assertivas abaixo.
I. Quando se alega que a culpa é dos estudantes e de suas famílias, reúnem-se argumentos que identificam desinteresse, pouco repertório, pobreza, carência afetiva, problemas de saúde mental, indisciplina e desestruturação familiar, entre outros.
II. Quando se alega que a culpa é das(os) professoras(es), são evocados os pressupostos de que docentes são desinteressados, atribuem sua pouca vinculação com as escolas aos baixos salários percebidos, possuem formação precária, desconhecem metodologias ativas e reproduzem planos de aula sem qualquer crítica ou conexão com as turmas.
III. Quando se alega que a culpa é do sistema educacional, com definições curriculares e metodológicas e com a imensa responsabilidade social de realizar a inclusão e inserção das novas gerações, levando em conta eventuais dificuldades relacionadas às suas características e condições de vida como dados da realidade, e não como obstáculos ao trabalho educacional.
Marque a opção CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis