Questões de Pedagogia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Segundo o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, articulando as seguintes dimensões, EXCETO: 

Sobre a dimensão investigativa no exercício profissional, nos termos de Yolanda Guerra, um passo preliminar, um momento do processo do conhecimento, que se realiza sobre o material empírico, mas que não deve ser confundido/reduzido à pesquisa científica (que exige rigor, métodos e técnicas apropriadas) trata-se da:  

Em relação a Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Do 1º ao 3º, os alunos se apropriam do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita.
( ) Valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil.
( ) As características dessa faixa etária demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, com base nessas vivências, elas possam, progressivamente, ampliar essa compreensão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação ao breve histórico da educação infantil descrito na BNCC, analise a sentença abaixo:

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a educação infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no ensino fundamental (1ª parte). Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a educação infantil passa a ser parte integrante da educação básica, situando-se no mesmo patamar que o ensino fundamental e o ensino médio (2ª parte). Embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a educação infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 2 a 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/2009, que determina a obrigatoriedade da educação básica dos 2 aos 17 anos (3ª parte).

Quais partes estão INCORRETAS? 

Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, EXCETO:

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