Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

II. O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.

III. A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.

IV. A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

Para Luckesi (2013), uma avaliação do rendimento escolar somente pode ser considerada eficiente quando:
I. É produto de uma observação contínua ao longo do período escolar. II. Está centrada exclusivamente nos momentos de provas e exames. III. Possui como objetivo julgar e classificar alunos a partir do conteúdo assimilado em um período.

Quais estão corretas?

Ao explicar a importância do trabalho docente, Libâneo (2013) afirma que:
I. É uma atividade espontânea e individual. II. No centro dessa atividade, está a aprendizagem dos alunos sob a direção do professor. III. Essa atividade não se restringe à sala de aula, pois está diretamente ligada às exigências sociais e à experiência de vida dos alunos.

Quais estão corretas?

Para Fava (2014), em virtude do perfil dos jovens das gerações Y e Z, o professor deve:
I. Atuar como um mediador na preparação dos alunos para o pensar. II. Ajudar os alunos a desenvolver competências e habilidades mentais. III. Preocupar-se com o desenvolvimento de funções cognitivas dos discentes, visando à sua aprendizagem autônoma.

Quais estão corretas?

Segundo Libâneo (2013), os princípios do ensino são aspectos gerais do processo de ensino que expressam os fundamentos teóricos de orientação do trabalho docente. Nesse sentido, os princípios de ensino levam em conta:
I. A natureza da prática educativa escolar numa determinada sociedade. II. As características do processo de conhecimento. III. As peculiaridades psicológicas de aprendizagem e desenvolvimento conforme as idades.

Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis