Questões de Pedagogia da Exatus

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Exatus

Sobre as formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, podemos destacar a importância das políticas públicas no respaldo a formação educacional dentro dos parâmetros da tendência histórico crítica. Nesse sentido é correto afirmar que:

As dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho nas instituições de ensino são base de fundamentação e suporte para o trabalho e a ação docente no processo ensinoaprendizagem. Para tanto, vale lembrar que o trabalho escolar, conforme sua organização desempenha funções diferentes, com isso é preciso ter clareza sobre seus limites para que se possa contribuir com uma educação emancipatória. Diante disso considere as seguintes afirmativas, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Para que haja o processo de educação emancipatória é preciso que o trabalho pedagógico se assente também em uma pedagogia emancipatória.

( ) A finalidade do trabalho escolar emancipatório conduz o aluno ao disciplinamento para a vida produtiva e alienada à sociedade.

( ) O disciplinamento que pode ser trabalhado numa educação emancipatória só pode ser realizado, caso este venha a contribuir com a transformação social e política do cidadão numa visão crítica sobre os fatos sociais.

( ) Para a eficácia do trabalho pedagógico emancipatório é preciso pensar a escola em sua totalidade.

( ) Para que haja eficiência no processo educacional emancipatório é preciso compreender a gestão escolar como prática social de intervenção na realidade, tendo em vista a sua transformação, e sugerir uma nova qualidade na formação dos profissionais da educação, pedagogos e professores.

Assinale a alternativa que correspondente a sequência correta, de cima para baixo:

A globalização da economia e a reestruturação produtiva instigam uma nova concepção de estado. Com isso, a necessidade de capitalização conduz a adotar como regra, o imperativo de competir em todos os planos. Essa linha de pensamento, adotada por alguns teóricos, entre eles Santos (2005), e Delors (2006), ressalta a relevância dos conceitos de educação e trabalho numa perspectiva social e política. Nesse sentido é correto afirmar:

I - Que a competitividade, aos olhos da globalização, é uma espécie de guerra em que tudo vale, por isso, é importante que todos tenham formação bitolada ao conceito social.

II - Que a educação deve ser dissoluta do trabalho.

III - Que a crise do emprego na economia mundial, e principalmente em alguns países, é caracterizada pelo impacto imperativo e divergente que deve ter entre educação e conhecimento.

IV - Que a educação deve atender as expectativas sociais, porém para além dessas expectativas, deve primar pela formação e emancipação do indivíduo.

V - Que a educação contemporânea deve primar pela formação para além do trabalho, numa visão sócio-histórica e determinante das relações e responsabilidades do ser humano.

Dentre as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

A educação, de acordo com o pensamento de vários teóricos, é responsável pelo desenvolvimento do país. Nesse sentido, a Educação e Mundo do trabalho são temas que devem se apresentar totalmente conexos, pois é o conhecimento historicamente acumulado e suas manifestações criativas que norteiam as novas ações humanas. Diante dessa premissa, considere os seguintes aspectos:

I - Aprender a viver juntos é um dos pilares da educação e sem dúvida, é hoje em dia, é um dos maiores desafios da educação, devido às violências que se opõem à esperança posta por alguns no progresso da humanidade. Esse desafio se faz presente na formação para o trabalho.

II - A educação tem por missão, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e também levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta. Esse é um determinante na educação, devido a necessidade da formação para o trabalho nas diversas áreas.

III - A educação para o trabalho, assim como o eixo da formação geral, deve ressaltar a capacidade individualista em prol da capacidade coletiva, pois, o mundo contemporâneo requer mão de obra qualitativa e deprecio social.

IV - Aprender a fazer, não é somente adquirir uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Essa ênfase ratifica o conceito de um dos pilares da educação, também necessários à formação do indivíduo para o Mundo do trabalho.

V - Dos princípios e fins da educação, o art. 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que “A educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Essa determinação legal reforça a necessidade do abarcamento dos conteúdos disciplinares com a necessidade do mercado de trabalho. Diante das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis