Questões de Pedagogia da Avança SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da Avança SP

No que se refere às contribuições dos estudos relacionados aos paradigmas educacionais modernos e contemporâneos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As formas atuais de legitimação do conhecimento, o papel das universidades, das empresas financiadoras de pesquisa nesse processo. II – O impacto da linguagem da informática na reorganização dos saberes e das disciplinas acadêmicas. III – A hipótese do fim das metanarrativas e suas implicações na articulação entre fins e valores da educação.

No que se refere à função social da escola, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os professores e diretores precisam responder às necessidades diversas de seus alunos e famílias. II – As escolas públicas têm apenas uma missão e selecionam as famílias que aceitam tal missão. III – As escolas públicas devem contribuir para a construção de cidadãos competentes, tolerantes e ativos.

No que tange ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O letramento é a forma pela qual as pessoas funcionam no discurso da sociedade. II – O letramento se dá apenas na escola. III – O letramento e a alfabetização são fenômenos independentes.

No que se refere às regras de organização da Educação Infantil prevista na Lei n. 9.394/1996, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Atendimento à criança de, no mínimo, 5 horas diárias para o turno parcial e de 6 horas para o turno integral. II – Avaliação mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. III – Capacitação do aluno para aprender, obtendo pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo.

No que se refere à organização do trabalho pedagógico, é necessário atentar-se que:


I – As escolhas pedagógicas devem ser diversificadas, observando a organização estrita dos grupos por faixas etárias, uma vez que as crianças aprendem fundamentalmente com os adultos.

II – A função indissociável do cuidar e educar é finalidade da Educação Infantil, manifestando-se apenas nas rotinas dedicadas aos cuidados especialmente dos bebês.

III – A criança e suas diferentes formas de conhecer o mundo, o que envolve brincar, movimentar-se e expressar sentimentos, levam o(a) professor(a) a criar situações diversificadas que envolvam a imaginação, a criatividade, a curiosidade e a capacidade de expressão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis