Questões de Pedagogia da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da AMEOSC

Considere o texto abaixo: “Nos debates educacionais da atualidade existem uma série de discussões referentes às metodologias aplicadas ao ensino de Matemática. Esses debates ressaltam que o sistema educacional tem apresentado falhas em relação a esse ensino, destacando que a busca pela qualidade e eficiência na transmissão de conteúdos específicos passa necessariamente pela inclusão de novas metodologias na prática docente.” (Fonte adaptada: Roselha Silva Machado, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede. Aprendizagem cooperativa tutoria entre iguais: estabelecendo competências e conceitos no Ensino de Matemática Básica. Ensino da Matemática em Debate. v. 7, n. 2. 2020).
Não é considerada uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem:

Na elaboração do projeto político-pedagógico, a concepção de currículo e de conhecimento escolar deve ser enriquecida pela compreensão de:

Diferentemente de Jean Piaget, Lev Vygotsky propôs, em sua teoria do desenvolvimento humano, que o desenvolvimento cognitivo ocorre:

Associe as duas colunas de acordo com as tendências pedagógicas expostas:
Tendência pedagógica I - Tradicional II - Tecnicista III - Libertadora
Descrição
(__) - A questão central é aprender a reproduzir, sendo que a postura do educador é autoritária, aquele que detém o conhecimento. A relação entre educador-educando é vertical. (__) - A questão principal do ensino é o aprender a aprender e o aprender a fazer. O aprendiz é o sujeito que necessita adquirir apenas habilidades técnicas. (__) - A relação entre educador e educando é horizontal e o aprendiz é considerado um sujeito crítico, reflexivo e autônomo.

A alternativa que contém a sequência correta, respectivamente, é:

A leitura é um primeiro passo para trabalhar questões da área de matemática. Contudo, saber ler é mais que ter algum domínio da língua portuguesa. Nesse caso: I. É necessário também o domínio de códigos e nomenclaturas da linguagem matemática. II. É importante compreender e interpretar desenhos e gráficos e relacioná-los à linguagem discursiva. III. O aluno precisa analisar e compreender a situação por inteiro, decidir sobre a melhor estratégia para resolvê-la, tomar decisões, argumentar, se expressar e fazer registros. Está correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis