Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

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Listagem de Questões sobre Projeto Político-Pedagógico

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, sua concepção, seus princípios e eixos norteadores, e em relação à gestão educacional decorrente do projeto político-pedagógico, julgue os itens subseqüentes. Atualmente, o plano da escola é concebido como projeto político-pedagógico. Projeto, por ser um desdobramento de um plano; político, por contemplar decisões de órgãos responsáveis pela educação; e pedagógico, por envolver ações educacionais.

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

A família é um agente fundamental na educação de seus membros. Portanto, cabe à escola integrá-la na discussão do projeto político-pedagógico para que tanto ela quanto a escola possam trabalhar em uma mesma direção na construção de sujeitos críticos e reflexivos.

Tendo como referência várias experiências relativas ao uso das mídias na educação, julgue os itens a seguir. Atrelado ao projeto pedagógico, o uso da tecnologia é suficiente para a melhoria da aprendizagem, por tornar mais eficiente e agradável o processo de construção do conhecimento, contribuindo para a transformação pedagógica, social e cultural.

A questão não é mais discutir a inserção ou não de tecnologias da informação e comunicação na educação, mas a sua apropriação pelos sujeitos pedagógicos (alunos e professores), para contribuir com a melhoria da qualidade dos processos educativos e, consequentemente, da aprendizagem. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Apesar de não ter a mesma função que a escola, as mídias, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. Os espaços não escolares têm o dever de apresentar o projeto pedagógico, que podem ser flexíveis e enfatizar o aspecto cultural.

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