Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

Segundo Emília Ferreiro (1996, p.24): “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como as informações sociais ____________________.”. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

#Questão 891928 - Pedagogia, Educação Infantil, AMEOSC, 2020, Prefeitura de Tunápolis - SC, Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais

O letramento surge com as relações estabelecidas entre as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever. Sobre a alfabetização e o letramento, é importante assinalar que:

#Questão 891935 - Pedagogia, Educação Infantil, AMEOSC, 2020, Prefeitura de Tunápolis - SC, Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais

Segundo a autora Emilia Ferreiro, do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução supreendentemente regular através de diversos meios culturais, diversas situações educativas e línguas. Aí, podem ser distinguidos três grandes períodos no interior dos quais cabem múltiplas subdivisões, são elas:


I. Fonetização da escrita (se inicia com o período alfabético e culmina no período silábico);

II. Distinção entre o modo de representação icônico e o não icônico;

III. Construção de formas de diferenciação (controle progressivo das variações sobre os eixos qualitativo e quantitativo).


Estão corretas:

No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – O lixo das crianças é recolhido semanalmente.

II – A programação da saúde dá especial atenção à comunicação entre a família e a creche.

III – As creches dispõem de água potável.


“Se duas crianças estiverem disputando um brinquedo e a professora intervir” ...


I – A intervenção da professora impediu o pensamento da criança.

II – A professora promoveu, nesse momento, o pensamento da criança resolvendo o conflito com rapidez.

III – A intervenção da professora pode ou não promover o pensamento da criança. O fator propulsor para essa situação será o encorajamento do pensamento infantil e não a agilidade com a qual se resolverá o conflito.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis