Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

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Listagem de Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

Para se efetivar a proposta pedagógica da educação inclusiva, é necessária uma reflexão acerca da organização curricular adequada à ampliação das possibilidades de aprendizagem para todos os alunos. Com referência à atuação da equipe de professores de educação física de determinada escola de educação infantil com o objetivo de contribuir para o alcance da referida proposta, julgue os itens a seguir. Caso um dos professores da escola já possua experiência no atendimento de alunos com necessidades especiais, deve-se organizar os horários e as turmas de forma que todos esses alunos fiquem sob a responsabilidade direta desse professor, a fim de garantir a melhor qualidade possível de ensino.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais nos CMEIs continua a ser um desafio, sobretudo se se considerar que o seu atendimento requer um novo modo de reconhecer todas as crianças como sujeitos de direitos e de utilizar o espaço e o tempo da educação infantil como possibilidades de romper com a segregação dessas crianças e com a falta de consideração relativa às diferenças existentes entre elas.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Alunos com necessidades especiais são exclusivamente aqueles que demandam apoio e recursos pedagógicos especializados, que lhes proporcionem maior acesso ao currículo escolar e metodologias diversificadas para as atividades curriculares. Essas necessidades especiais podem estar vinculadas ou não a uma causa orgânica específica (disfunções, deficiências, lesões cerebrais, síndromes etc.)

Observe a ilustração:

Ela representa o(a)

Questões 48 a 50 abordam princípios da educação inclusiva, tendo a educação de deficientes intelectuais, visuais e auditivos como exemplo. O princípio da inclusão social trata de remediar a situação de pessoas que apresentam algum tipo de deficiência, física ou intelectual, visando integrá-las à sociedade para que tenham as mesmas oportunidades e acessos que aquelas que não apresentam deficiências. Levando-se em conta o contexto educacional, essa proposição:

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