Questões sobre Bases Psicológicas da Aprendizagem da IPAD

Assinale a alternativa que indica corretamente em qual das abordagens o jogo possui papel de destaque, assumindo características peculiares.

  • A.

    Desenvolvimentista, enfatizando a tradição do jogo na relação com o desenvolvimento do homem.

  • B.

    Crítico-superadora, estruturando-o como construção psicogenética

  • C.

    Sociológica, reconhecendo-o como possibilidade da aprendizagem do, pelo e para o movimento

  • D.

    Construtivista-interacionista, considerando que, enquanto a criança joga e brinca, ela aprende e se utiliza de ambientes lúdicos e prazerosos.

  • E.

    Promoção da saúde, enfatizando a aptidão física e objetivando informar, promover, mudar sobre um novo estilo de vida.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre a abordagem construtivista-interacionista que se fundamenta nos trabalhos de Jean Piaget, é correto afirmar:

  • A.

    Defende a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da educação física.

  • B.

    Possibilita uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada à educação física nos primeiros anos da educação formal

  • C.

    A seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sociocognitivas dos alunos

  • D.

    Preocupação em garantir a especificidade da educação física, a partir do binômio corpo/movimento como meio e fim da educação física.

  • E.

    Fundamenta-se em esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar:

  • A.

    A aprendizagem escolar orienta e estimula processos de desenvolvimento nos indivíduos.

  • B.

    Aprendizagem e desenvolvimento são processos completamente separados.

  • C.

    O curso do desenvolvimento precede sempre ao curso da aprendizagem.

  • D.

    As relações entre aprendizagem e desenvolvimento não foram discutidas por Vygotsky.

  • E.

    As intervenções do professor exercem maiores transformações quando atuam na consolidação de conhecimentos já adquiridos

    Em cada uma das questões abaixo, marque a única alternativa correta de acordo com o enunciado.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Leia as afirmativas abaixo, identificando se são verdadeiras ou falsas.

1. Na teoria de Piaget, a seqüência de estágios no desenvolvimento cognitivo é considerada invariável e universal.

2. Para Vygotsky, a fala tem um papel fundamental de organizadora da atividade prática e das funções humanas.

3. São conceitos importantes na teoria de Piaget: equilibração, adaptação, mediação, internalização, assimilação e acomodação.

Marque a alternativa que apresenta a ordem correta:

  • A.

    1-falsa, 2-verdadeira, 3-falsa

  • B.

    1-verdadeira, 2-falsa, 3-verdadeira

  • C.

    1-verdadeira, 2-falsa, 3-falsa

  • D.

    1-verdadeira, 2-verdadeira, 3-falsa

  • E.

    1-falsa, 2-falsa, 3-verdadeira

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar

  • A.

    Na concepção inatista acerca do desenvolvimento humano, a inteligência é vista como um dom que o aluno possui independentemente dos ensinamentos adquiridos na escola.

  • B.

    Na perspectiva ambientalista, o aluno é um receptor passivo das informações transmitidas pelo professor

  • C.

    A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos físico-motor, intelectual, afetivo- emocional e social, desde o nascimento até a vida adulta.

  • D.

    Na visão interacionista, o aluno é um ativo construtor do seu conhecimento.

  • E.

    A concepção ambientalista considera a hereditariedade como o único fator determinante do comportamento dos indivíduos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando os estágios piagetianos, associe uma coluna com a outra:

  • A.

    2,1,3,4

  • B.

    1,2,3,4

  • C.

    1,3,2,4

  • D.

    2,4,1,3

  • E.

    2,3,1,4

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Assinale a resposta correta.

  • A.

    a perspectiva sócio-construtivista vê a aprendizagem como um momento em que o educando se envolve plenamente no seu próprio processo de construção de um conhecimento significativo e é resultado de verdadeiros "choques cognitivos" que o levam a superar e elaborar novas hipóteses.

  • B.

    toda aprendizagem implica a existência de três polos: o saber, o professor e o aluno, sendo que o saber é inegociável, o professor o elemento de transmissão do primeiro para o segundo e, finalmente, o aluno, que é o polo passivo do processo.

  • C.

    o professor é o principal e único responsável pelo processo pedagógico, pois se ele não ensina não há aprendizagem.

  • D.

    a perspectiva não-diretivista em educação foi defendida, no século XX, sobretudo pela Escola Nova; já os diretivistas adotaram a posição da escola tradicional, centrada no diretor de estabelecimento.

  • E.

    na verdade não há distinção entre "pedagogia progressista" e "pedagogia tradicional": em qualquer das duas o único problema é o de saber se o aluno aprende ou não.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Uma das principais aquisições pedagógicas introduzidas pela perspectiva sociointeracionista foi:

  • A.

    a noção de Zona de Progresso Relativo (ZPR) que indica quando o aluno não pode mais continuar no mesmo grupo classe porque se tornou muito "adiantado".

  • B.

    a noção de Professor Relativamente Competente (PRC) que mostrou que toda competência pedagógica é relativa ao meio cultural onde se exerce.

  • C.

    a noção de Zona Quase Total (ZQT) que mostra que a aprendizagem sofre uma profunda influência dos conflitos intra e extra-escolares.

  • D.

    a noção de Qualidade Social da Educação que mostra uma nova exigência de qualidade educacional relativa às aquisições sociais em um determinado momento histórico.

  • E.

    a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal que - de forma simples - representa a margem entre o que o educando sabe e aquilo que ele pode aprender com a ajuda de outra pessoa.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: