Questões sobre Aspectos Sociológicos da Educação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Aspectos Sociológicos da Educação

As universidades públicas continuam passando por períodos de transformações, resultados de significativas mudanças de comportamento da sociedade, mudanças no setor da economia, da política e da ciência. Percebe-se que tais mudanças podem não ser tão intensas ou tão rápidas, assim como se refere Finger (1997), ao reconhecer que a universidade se caracteriza como uma instituição conservadora por excelência, de forma que a gestão universitária ainda é bastante centralizadora, burocrática e governamental. Em outra direção, Lindo (1998) explica que a sociedade atual experimenta mudanças em diversos paradigmas – científicos, culturais, políticos e sociais – que devem ser devidamente incorporados pela universidade no momento de rever sua missão, suas funções e seus objetivos.
RIBEIRO, R. M. DA C. Gestão democrática na universidade pública: influências de outros campos na construção de um modelo. Educação Por Escrito, v. 8, n. 2, p. 155-170, 31 dez. 2017. p. 159.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A gestão democrática na universidade, como paradigma de governança da universidade pública, implica a participação da diversidade presente em seu interior.
PORQUE
II. a diversidade na gestão democrática conflui para uma estrutura de representatividade dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, assim como para as diferentes unidades, configurando-se no caráter descentralizador que traduz a gestão colegiada.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

Leia:


A teoria sociointeracionista, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva. Essa teoria rejeitava tanto a ideia de que o indivíduo já nasce com as características que irá desenvolver ao longo da vida quanto a de que o homem é um produto do meio. Para ele, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Segundo o teórico, todos nós nascemos com funções psicológicas elementares, e são nossas experiências e interações que nos permitem aprimorá-las. A partir daí nos tornamos aptos a desenvolver um comportamento consciente e planejado, com pensamentos abstratos e ações propositais. A teoria também destaca a linguagem como o nosso principal instrumento de representação simbólica. É a partir dela que conseguimos interagir, nos comunicar e nos fazer entender — e mesmo ela só é desenvolvida com o aprendizado. Ainda que tenhamos condições biológicas de falar desde o nascimento, só conseguimos ter consciência e discernimento sobre a fala quando aprendemos com os membros da comunidade.

Fonte:www.studos.com.br/gestao-escolar


De acordo com o texto acima essa teoria se refere ao teórico:

#Questão 863839 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, IBGP, 2021, Prefeitura de Itabira - MG, Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Regência de Classe

Hoje, quando as fábricas não precisam tanto da força de trabalho das mulheres, e estas já podem planejar a geração de filhos, voltou-se a valorizar o “equilíbrio de forças” que representa o aleitamento, fonte de segurança muito mais eficiente que as fórmulas mais sofisticadas dos leites em pó. Percebe-se, por esses exemplos, que violência e segurança se constituem não somente em conceitos articulados, como realidades que se vinculam intimamente uma à outra, ou seja, que:

#Questão 863840 - Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, IBGP, 2021, Prefeitura de Itabira - MG, Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Regência de Classe

Leia o trecho a seguir: “Na natureza já se observam “desequilíbrios” de forças, com efeitos destrutivos. Diante desses obstáculos à sua segurança, o homem defende-se, domina e disciplina a natureza. No interior do corpo humano, localizou forças destrutivas, como bactérias, vírus e corpos estranhos, combatidos pelos medicamentos, pelos raios X, pelas cirurgias. Contra essas violências biológicas, construiu uma segurança de saúde, no contexto da “_________________ social”. Até na relação mais íntima da natureza com o corpo humano – a alimentação − na ingestão de minerais, vegetais e animais, cercou-se o homem de cuidados cada vez maiores, traduzidos hoje no que se chama de “_______________ alimentar”. Tanto o exagero na comida, quanto a imoderação no consumo de bebidas alcoólicas são consideradas violências, porque nos rendemos a forças destrutivas da integridade de nosso corpo: daí o julgamento _______________ de todas as sociedades em condenar a gula e os rituais públicos ou solitários de embriaguez.” Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/higiene.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2021. Adaptado Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:

Os serviços de acolhimento institucional que acontecem em Casa-Lar, Casa de Passagem e Residência Inclusiva estão classificados na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais como sendo de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis