Questões de Pedagogia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2014

#Questão 166210 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Estudos e experiências realizadas em escolas com êxito no projeto de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular apontam princípios e fundamentos que consolidam o sucesso da inclusão.

Sobre esses princípios e fundamentos, analise as seguintes afirmativas.

I. O princípio da identidade é a construção da pessoa humana em todos seus aspectos: afetivo, intelectual, moral e ético.

II. A sensibilidade estética diz respeito à valorização da diversidade para conviver com as diferenças, com o imprevisível, com os conflitos pessoais e sociais, estimulando a criatividade para a resolução dos problemas e a pluralidade cultural.

III. A ideia de que todo sujeito pode aprender, tornar-se membro efetivo e ativo da classe regular, ainda que não faça parte da vida comunitária.

IV. A construção de laços de solidariedade, atitudes cooperativas e trabalhos coletivos proporcionam maior aprendizagem para todos.

V. A inclusão independe da transformação da prática pedagógica, sendo o foco as relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno.

Estão CORRETAS as afirmativas

#Questão 166213 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

No mundo digital e globalizado de hoje, as tecnologias da informação e da comunicação estão presentes em todos os campos do conhecimento. Elas fazem parte da vida cotidiana do cidadão comum, e o domínio de suas linguagens passa a ser condição de inclusão social e cultural. Como a escola e suas tecnologias educacionais são afetados nesse contexto?

Analise as afirmativas e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A escola precisa estar atenta às novas formas de aprender propiciadas pelas tecnologias da informação e da comunicação criando, assim, novas formas de ensinar.

( ) O boom da tecnologia digital exige mais do que livros didáticos, aulas expositivas e exercícios estruturados para socializar o conhecimento.

( ) A incorporação das novas tecnologias ao processo didático da era digital, torna-se uma ação possível, uma vez que a experiência com as novas tecnologias já fazem parte da cultura de todos os jovens fora da escola, tornando o espaço de conhecimento da escola mais próximo dos espaços que fazem parte da vida dos jovens fora dela.

( ) As novas tecnologias da informação e da comunicação, por si mesmas, contribuem para tornar o processo de aquisição do conhecimento escolar mais vivo e significativo.

( ) Os recursos da tecnologia permitem a utilização de múltiplas formas de acesso ao conhecimento. O uso da imagem e de outros recursos não linguísticos trazem novas configurações às aprendizagens. Diferentes modos de representação dos fenômenos científicos e naturais podem contribuir para sua melhor compreensão.

( ) O acesso a materiais informativos diferenciados e a busca ativa de informações via internet permitem a construção de múltiplas visões e representações por meio de hyperlinks e hipermídias.

Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

#Questão 166215 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Para reconhecer a validade das sequências didáticas, tendo em vista a concepção sociointeracionista e a atenção à diversidade, é interessante verificar se as atividades propostas se ajustam às orientações pedagógicas relacionadas a essa estratégia didática.

Sobre as sequências didáticas, assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 166218 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Questão 4 Sabe-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes tendências a respeito do papel da escola e da aprendizagem.

A esse respeito, relacione as tendências da COLUNA I às suas respectivas definições na COLUNA II.

Assinale a sequência CORRETA.

#Questão 166220 - Pedagogia, Geral, Banca não informada, 2014, IFNMG/MG, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Um projeto político-pedagógico voltado para construir e assegurar a gestão democrática da escola se caracteriza por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores.

Face a essa premissa, assinale a alternativa que apresenta a definição de projeto político-pedagógico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis