Questões de Pedagogia do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2007

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a pedagogia humanista-libertadora é correto afirmar:

1- Compreende o ser humano como "inconcluso", que por perceber que "não sabe tudo", busca o saber e o seu aprimoramento enquanto ser humano.

2- O ser humano é visto como um "ser de relações" com o mundo (reflexivo, conseqüente, transcendente e temporal) e �ser de práxis" (reflexão-ação).

3- A educação é compreendida como comunicação, diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos que buscam o conhecimento.

4- A educação apresenta-se como "situação gnosiológica" e "

prática da liberdade", na qual os sujeitos, mediatizados pelo mundo, conhecem e comunicam-se sobre a realidade conhecida.

Estão corretas as afirmativas:

"A idéia central da Pedagogia de Projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado." (Burnier, In:Nóvoa,1992)

Pode-se afirmar que a Pedagogia de Projetos atinge os seguintes pressupostos da aprendizagem:

I- partir de uma visão sincrética do assunto, passar por uma etapa analítica e fechar com uma visão sintética do problema estudado;

II- proporcionar experiências de contato, de uso e de análise das informações acessadas;

III- partir de situações propostas pela prática, questioná-la e ampliá-la à luz da teoria e retornar à prática a fim de intervir na realidade, transformando-a;

IV- trabalhar objetivos ao saber, ao saber fazer e ao saber ser.

 

Assinale a alternativa:

"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)

Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:

"Ensinar exige disponibilidade para o diálogo." (Paulo Freire, 1997, p. 135). Essa disponibilidade supõe segurança para:

Edgar Morin (2000), em "Os sete saberes necessários à educação do futuro", aponta alguns saberes fundamentais que a educação deve assumir e tratar. Observe alguns destes saberes e suas implicações para a educação.

Assinale a opção que associa corretamente as implicações para a educação com os saberes correspondentes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis