Questões de Pedagogia do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2007

Quem passa pela porta da sala de aula da professora Lívia e observa a classe acha que a indisciplina reina no lugar. Alguns alunos, de pé, circulam entre os grupos, dando palpites no trabalho alheio. Muitos falam ao mesmo tempo, parecendo negociar pontos de vista. Outros prendem papéis nos murais, enquanto poucos escrevem numa tabela. A professora percorre a sala, buscando a interação com os alunos.

Esta narrativa está fundamentada numa concepção de disciplina, segundo Aquino (1996), em que prevalece o olhar baseado numa perspectiva:

Após a proposição de uma atividade, um aluno perguntou ao professor: "Vai ser para nota?". Diante da negativa do professor, o aluno comentou: "Ah, então eu não vou fazer..." Falas como a desse aluno revelam uma concepção de avaliação com a qual os discentes se habituaram. Trata-se da "Pedagogia do exame" (Luckesi, 1995), que tem como conseqüências:

Um aluno expressou um conceito errado em uma redação. Ao constatar o erro, seu professor, por aderir a uma concepção mediadora de avaliação, considerou que essa redação e as tarefas de aprendizagem, em geral, devem ser compreendidas como um(a):

Uma professora escreveu no alto de uma ficha: "Verificação bimestral". Uma colega da mesma escola, ao ver a ficha, perguntou se não seria melhor se registrasse "Avaliação da aprendizagem".

Na contraposição entre verificação e avaliação, há na segunda concepção a busca por uma construção efetiva da aprendizagem porque a avaliação:

A professora Renata busca, através de práticas de avaliação, um processo formativo. Uma avaliação nesta perspectiva oferece ao professor:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis