Questões de Pedagogia do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 2007

A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação. De acordo com a concepção dialética, constituem princípios norteadores desse Projeto:

Podem ser consideradas como características da comunicação e da interação grupal no campo pedagógico:

I. A necessidade de mudança das relações autoritárias para as relações baseadas no diálogo.

II. Valorização das experiências do indivíduo.

III. A linguagem explicada e clara é vital para a superação de mal-entendidos.

IV. O clima relacional, emocional e afetivo é irrelevante para a construção de novos saberes.

Estão corretas apenas:

De acordo com as características da Concepção Dialética da Educação, pode-se afirmar:

I. A educação é marcada por uma visão concreta (histórica) do homem.

II. A acão pedagógica é valorizada pela ação mediadora do comportamento humano, através de técnicas específicas.

III. O eixo do processo de aprendizagem está na modificação das próprias convicções dos alunos.

IV. A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.

V. A ação pedagógica é valorizada enquanto inserida na prática social concreta, considerando o aluno no contexto das relações sociais.

Estão corretas apenas:

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:

Em muitas culturas os mais velhos desempenham papel fundamental na formação das crianças. Na cultura ocidental, os mais velhos são entendidos como referência na passagem dos conhecimentos e como facilitadores do desenvolvimento cognitivo das crianças mais novas. Esse processo cultural de interação, comum a diversas etnias, pode ser desenvolvido através de estratégias pedagógicas que busquem construir:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis