Questões de Pedagogia do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia do ano 0000

Para Winnicott, certas tendências no crescimento da personalidade são caracterizadas pelo fato de poderem ser verificáveis desde o início mais precoce, nunca chegando a se completar. Sobre esses fatos, são feitas as afirmativas abaixo.

I Integração, incluindo integração no tempo.

II Inserção, como a conquista de um relacionamento íntimo e à vontade entre a psique e o corpo, e o funcionamento do corpo.

III Desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações com objetos, a despeito do fato de que o indivíduo é um fenômeno isolado e defende este isolamento a qualquer custo.

IV Tendências e capacidades que gradativamente se revelam na saúde.

Das afirmativas acima, estão corretas:

Segundo Mercer e Gediel (em Maia), as crianças, em seu silêncio significativo e sem capacidade de exercer autonomamente seus direitos, são relegadas a uma espécie de limbo jurídico, na qual vigem poderes e se estabelecem relações que negam sua condição de humano e de cidadão. Nesse limbo, os que têm dever jurídico de cuidado são também os que mediam as relações da criança com o espaço político dos direitos e da cidadania. Sem esses sujeitos juridicamente capazes, o direito não atinge a criança. Decorre daí, segundo os autores, que:

O processo no qual nos inserimos como eternos aprendizes, num contexto dialógico, associado à certeza que temos de que não sabemos tudo, nem ignoramos tudo, mas que podemos saber mais em comunhão, é a base do conceito da:

Foi a partir da segunda metade do século XX que as contribuições de pesquisadores como Piaget, Bruner e Vygotsky vieram redimensionar as práticas pedagógicas. Das contribuições desses autores e de seus seguidores, as teorias construtivistas destacam, particularmente:

Falas de alguns professores sobre suas turmas:

“Estou tendo problemas seríssimos de comportamento na minha turma. Estou assustada!”

“Tem os mais disciplinados e os atormentadores.”

“Ele não consegue se fixar numa atividade: faz barulho, fala alto, sai do lugar, mexe no lixo, enfim, fica tumultuando o tempo todo.”

“É lógico que a gente tenta controlar a disciplina! A gente coloca os limites: o que é certo, o que é errado, quando pode falar, quando pode se levantar...”

Para o psicólogo Júlio Groppa, a questão da indisciplina está sempre presente nas conversas entre professores e, muitas vezes, o trabalho docente se confunde, limitando-se:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis