Questões de Odontologia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da FGV

Sobre a anatomia interna do 1º molar permanente inferior mais comumente encontrada na clínica diária, é correto afirmar que:

Se a integridade do arco dentário em crianças for comprometida pela perda precoce dos dentes decíduos, é possível a deflagração de problemas que afetam o alinhamento adequado da dentição permanente devido à perda de comprimento do arco. Em um paciente com perda bilateral dos segundos molares decíduos superiores após a completa irrupção dos primeiros molares permanentes, pode-se indicar um:

Criança de 5 anos foi levada ao consultório odontológico para avaliação de rotina. Após o exame clínico e radiografias interproximais, o cirurgião-dentista não detectou nenhuma lesão de cárie ativa ou cavitação que necessitasse de tratamento operatório. O exame da oclusão revelou uma dentição decídua completa, e ainda sem elementos permanentes irrompidos. O plano terminal dos molares decíduos apresentava-se com um leve degrau para a mesial. A observação dessa característica oclusal indica, com maior frequência, o estabelecimento de uma relação de molares permanentes do tipo:

#Questão 604816 - Odontologia, Geral, FGV, 2016, TJPI/PI, Analista Judiciário

Paciente de 50 anos de idade comparece ao consultório odontológico para um exame de rotina. Durante o exame da região perioral, o cirurgião dentista notou atrofia da borda do vermelhão do lábio inferior, resultando em um apagamento da margem entre a zona do vermelhão e a porção cutânea do lábio. Nota-se também a presença de algumas áreas cobertas de escamas e crostas e pequenas ulcerações em regiões do lábio inferior. Quando questionado, o paciente revelou histórico de exposição contínua ao sol, pois exerce a profissão de pescador. O diagnóstico mais provável para essa condição bucal é:

#Questão 604817 - Odontologia, Geral, FGV, 2016, TJPI/PI, Analista Judiciário

Um paciente de 5 anos de idade comparece ao consultório odontológico junto com seu responsável. A mãe relata que vem notando episódios de sangramento espontâneo na gengiva do paciente há aproximadamente 1 semana, além de episódios febris e fadiga. A responsável apresenta um hemograma completo da criança, que foi solicitado pelo pediatra. Nele, o cirurgião-dentista observa uma considerável redução nos números de leucócitos e hemácias. O exame clínico extra oral evidencia linfadenopatia cervical, e, na cavidade bucal, notam-se inúmeras petéquias ao longo dos sulcos gengivais e sangramento espontâneo em algumas áreas da papila gengival. Radiograficamente, o paciente apresenta aspecto de normalidade na dentição. Frente a esse quadro clínico, o dentista pode suspeitar de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis