Questões sobre Periodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Periodontia

A dentição humana pode apresentar variações de tamanho, forma, estrutura, número, cor e formação das estruturas dentárias. As anomalias dentárias são alterações de frequência variável, dependendo do tipo de anomalia em si e da população estudada. Entende-se por anomalia uma variação ou desvio de uma característica ou estrutura anatômica, relativamente à normalidade. Uma anomalia pode ser congênita, genética ou adquirida. As anomalias dentárias de desenvolvimento podem manifestar-se desde simples alterações de forma ou posição das unidades dentárias até alterações tão complexas que levam à desorganização estrutural do esmalte e da dentina. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a hipoplasia no esmalte em dentes anteriores, cuja forma se assemelha a uma chave de fenda de borda reta, com o maior diâmetro no terço médio da coroa e uma borda incisal constricta, relacionada a uma patologia bacteriana.

As Coagulopatias Hereditárias são um conjunto de condições que podem ser causadas por deficiência quantitativa e/ou qualitativa de fatores de coagulação (Antunes, Thomas et al. 2005). O principal sintoma é a ocorrência de sangramento excessivo que pode interferir durante o tratamento invasivo como cirurgias e extrações dentárias de um indivíduo portador dessas doenças (Mannucci et al., 2004). Entre as principais, destaca-se a Hemofilia A, Hemofilia B e a Doença de Von Willebrand, correspondendo a mais de 95% dos casos de coagulopatias. Analise as afirmativas a seguir.
______ é a coagulopatia hereditária mais comum. ______ é causada pela deficiência ou ausência de fatores de coagulação IX. ______ é causada pela deficiência ou ausência de fatores de coagulação VIII. ______ é quatro vezes mais comum do que um outro tipo.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Doenças periodontais são os processos patológicos que afetam o periodonto, na maioria das vezes gengivite e periodontite. As periodontopatias são doenças multifatoriais de etiologia infecciosa e de natureza inflamatória, sendo consideradas as segundas maiores causas de patologia oral na população mundial (Morais, Silva, Knobel, Avi e Lia, 2007; Almeida, Pinho, Lima, Faria, Santos e Bordalo, 2006). Sabe-se que a doença periodontal tem uma relação direta com diversas morbidades sistêmicas, tais como aterosclerose, diabetes, complicações gestacionais, problemas respiratórios, problemas pulmonares, e bacteremias (Morais, Silva, Knobel, Avi e Lia, 2007; Munro e Grap, 2004; Pinheiro, Salani, Aguiar e Pereira, 2007; Kumar, 2013). Em gestantes, deve-se ter uma atenção especial às doenças periodontais, pois pode haver alterações na gestação e até mesmo consequências ao bebê quando do seu nascimento. Assinale a alternativa correta quanto essas duas alterações/consequências. 

A pericoronarite é um estado inflamatório de caráter infeccioso ou não, envolvendo o tecido mole localizado ao redor da coroa de um dente. Esta doença periodontal tem incidência aumentada na adolescência tardia até a juventude. Diante da afirmação, assinale a alternativa incorreta.

Analise as afirmativas abaixo sobre a etiopatogenia das doenças periodontais.
1. As doenças periodontais são consideradas multifatoriais. Os fatores de risco podem ser congênitos e/ou adquiridos/ambientais. 2. O principal fator etiológico é a cárie dental. 3. As doenças periodontais também são consideradas fatores de risco para outras doenças ou alterações sistêmicas. 4. O controle do biofilme é essencial na prevenção e no tratamento da maioria das doenças periodontais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis