Questões sobre Periodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Periodontia

a presença de saúde, os tecidos periodontais apresentam características externas, vistas a olho nu, nas faces vestibular e lingual do periodonto marginal. Dentre essas características e suas descrições corretas, podemos citar, EXCETO: 

Paciente adulto, 29 anos de idade, tabagista, apresenta lesão gengival com destruição ulcerativa e necrosante de uma ou mais papilas dentais, com sangramento e halitose acentuada, sem nenhuma evidência de perda óssea alveolar em exame radiográfico, podemos dizer que se trata de:

#Questão 1047598 - Odontologia, Periodontia, FAURGS, 2022, SES-RS, Odontólogo - Edital nº 15

. Considere as informações quanto à patogênese da doença periodontal.

I - O cálculo dental representa a placa bacteriana mineralizada e, portanto, é um fator etiológico primário fundamental para o desenvolvimento da doença periodontal.

II - A diabetes melito (DM) é uma condição endócrina com efeito bem caracterizado sobre a gengivite. Clinicamente, os diabéticos, insulinodependentes ou não, têm maior inflamação gengival em comparação com não diabéticos com níveis semelhantes de placa.

III - Variações de desenvolvimento ou anatômicas dos dentes (sulco palatogengival, pérolas de esmalte), cárie, condições anatômicas gengivais e apinhamento dos dentes podem ser considerados fatores predisponentes para doença periodontal.

IV - O tabagismo é reconhecido como um importante fator de risco para a doença periodontal e vários estudos epidemiológicos e clínicos estabeleceram seus efeitos prejudiciais sobre o periodonto. Esses efeitos mostraram-se dose-dependentes e são evidentes principalmente nos indivíduos mais jovens.

Quais estão corretas?

As doenças periodontais podem ser classificadas desde casos mais leves até casos graves, podendo causar importante impacto na qualidade de vida de seus portadores. A Periodontologia busca proporcionar as informações sobre conceitos, microbiologia, apresentações clínicas, procedimentos de diagnóstico e terapias atuais utilizadas para tratar essas doenças. Com base no diagnóstico diferencial das doenças periodontais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Periodontite.
2. Guna.
3. Hiperplasia Gengival Medicamentosa.
4. Gengivite.

Coluna 2
( ) Tem um padrão diferenciado de alterações gengivais que foi reconhecido há centenas de anos; técnicas sofisticadas implicaram Fusobacterium nucleatum, Prevotella intermedia, Porphyromonas gingivalis, Treponema spp e Selenomonas spp em uma associação com bactérias presentes no biofilme dos pacientes portadores da doença. A infecção ocorre frequentemente na presença de estresse psicológico; pode ocorrer em qualquer idade; no entanto, é vista com mais frequência nos jovens e adultos de meia-idade. Em um caso clássico, as papilas interdentais apresentam grande inflamação, mostram-se edemaciadas e hemorrágicas, em geral, as papilas afetadas são arredondadas e demonstram áreas de necrose perfuradas, similares a crateras, que são cobertas com uma pseudomembrana cinzenta.
( ) Inflamação limitada aos tecidos moles que circundam os dentes; não inclui os processos inflamatórios que podem se estender para a crista alveolar, ligamento periodontal ou cemento. Um padrão de inflamação similar foi observado na mucosa em volta dos implantes, denominado mucosite peri-implantar. A maioria dos casos ocorre devido à falta de higiene oral, que leva ao acúmulo de biofilme e cálculo; no entanto, muitos outros fatores podem afetar a suscetibilidade da gengiva à microbiota oral. A frequência é alta em todas as faixas etárias.
( ) Inflamação dos tecidos gengivais associado a alguma perda de inserção do ligamento periodontal e suporte ósseo; com a perda progressiva da inserção, pode ocorrer uma destruição do ligamento periodontal e do osso alveolar adjacente. A migração apical do epitélio crevicular ao longo da superfície radicular resulta na formação de bolsas periodontais. É possível o afrouxamento e a consequente perda dos dentes. Durante mais de um século, a presença da doença tem sido correlacionada com o acúmulo de biofilme no dente e sob a gengiva, e sua associação à doença sistêmica não é rara.
( ) Crescimento anormal dos tecidos gengivais, secundário a uma causa específica. Após um a três meses de exposição ao agente causal, os aumentos se originam nas papilas interdentais e espalham-se pelas superfícies dentárias. Os segmentos anterior e facial são as áreas mais envolvidas. Nos casos extensos, a gengiva hiperplásica pode cobrir uma parte (ou toda) das coroas de muitos dos dentes envolvidos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Qual a principal barreira ao desenvolvimento da cárie e doença periodontal?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis