Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

“Pequenos cistos de desenvolvimento podem ser achados no palato de crianças recém-nascidas. Podem ser originados de pequenas ilhas de epitélio que ficaram aprisionadas abaixo da superfície tecidual ao longo da rafe, ou de remanescentes epiteliais derivadas do desenvolvimento de glândulas salivares menores no palato.” Esse trecho refere-se a cistos encontrados em recém-nascidos. Dentre as opções abaixo, qual terminologia que não pode ser associada a essa descrição?

“Tipicamente apresentam-se como fístulas bilaterais, podendo variar a uma profundidade de até 1,5 cm. Acredita-se que elas se originem de sulcos laterais persistentes no arco mandibular embrionário. Podem estar associadas a fenda labial, e/ou palatina.” Esse trecho refere-se a qual defeito de desenvolvimento? Marque a opção correta.

A perda da superfície dentária nas áreas cervicais dos dentes causada por forças tensionais compressivas advindas da flexão do dente por excesso de carga oclusal, por exemplo, contato prematuro, forças da mastigação e hábito parafuncional, recebe o nome de:

O conhecimento da Síndrome de Down é de extrema importância para o cirurgião dentista, pois estes pacientes apresentam inúmeras alterações bucais relacionadas com a Trissomia do cromossomo 21, necessitando assim de atendimento diferenciado. Desta forma, durante o atendimento para exame de rotina o dentista deve ficar atento às manifestações bucais mais comuns, que são:

É o tumor maligno mais comum das glândulas salivares, podendo atingir tanto as glândulas salivares maiores, como as menores. Apresenta etiologia desconhecida, no entanto pode estar associado a fatores genéticos, ao tabaco ou a exposição à radiação. Sendo a radiação ionizante um fator de risco definitivamente vinculado a etiopatogenia dessas lesões. Acredita-se que a sua origem se dá através das células de reserva, nos segmentos interlobular e intralobular do sistema ductal salivar. Atinge ambos os sexos, mas com predominância no sexo feminino e entre a terceira e quinta décadas de vida. Também pode ser encontrado em outros órgãos, como a árvore traqueobrônquica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis