Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

A queilite angular e? uma dermatose comum caracterizada por inflamação, fissuração e maceração dos ângulos da boca. Ela possui alguns sinônimos como perleche, comissurite labial e boqueira. A queilite angular é uma manifestação bucal da deficiência de:

Nenhum tratamento sistêmico anticâncer disponível no momento está apto a destruir as células tumorais sem causar a morte de, pelo menos, algumas células normais, e dos tecidos com rápida renovação. Entre as alternativas abaixo, todas são complicações orais não infecciosas do tratamento antineoplásico, EXCETO:

Algumas doenças mucocutâneas podem ter sintomas em cavidade oral como primeira manifestação da doença, dentre elas encontra- se o pênfigo vulgar. Caracterizado por presença de autoanticorpos contra as desmogleínas, que são proteínas que participam da adesão celular. Sabendo disso, qual a alternativa CORRETA que indica quais as desmogleínas estão envolvidas na patogênese do pênfigo vulgar mucocutâneo:

É importante ao cirurgião dentista realizar o diagnóstico das lesões orais, assim como saber sobre a fisiopatologia das doenças. Em relação ao líquen plano oral assinale a alternativa CORRETA:

Com relação às doenças das glândulas salivares, considere a descrição a seguir:
É uma lesão reacional, caracterizada por um início aparentemente espontâneo, mais comumente na junção entre os palatos duro e mole. No estágio inicial de sua evolução, a lesão pode ser notada como um aumento de volume sensível à palpação, geralmente acompanhado de um pálido eritema da mucosa sobrejacente. Subsequentemente, a mucosa se rompe com a formação de uma úlcera profunda de bordas vivas, bem demarcadas, apresentando uma base lobular amarelo-acinzentada. No palato, a lesão pode ser uni ou bilateral, e as lesões individuais podem variar de 1 a 3 centímetros de diâmetro. Em geral, a dor é desproporcionalmente suave em comparação com o tamanho da lesão. A cicatrização é, via de regra, mais demorada do que o esperado, variando de 6 a 10 semanas. Assinale a alternativa que corresponde a esta descrição.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis