Questões sobre Histologia e Embriologia Oral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Histologia e Embriologia Oral

Observe as imagens a seguir referentes à mesma lesão.

Trata-se de um cisto com critérios histológicos bem definidos, com alta taxa de recidiva. Origina-se a partir de remanescentes da lâmina dentária. Geralmente possui comportamento benigno, porém agressivo. Apresenta-se em qualquer idade, com maior incidência entre a 2 e 3 décadas de vida, raramente abaixo dos 10 anos de idade. A mandíbula é invariavelmente mais afetada que a maxila. Sua tendência de crescimento é ocupar os espaços medulares gerando pouca expansão óssea. As informações se referem ao cisto:

A osteonecrose associada ao uso de bifosfonatos está relacionada a uma alteração da atividade dos osteoclastos e interfere na angiogênese através da inibição do fator de crescimento endotelial vascular, modificando o metabolismo ósseo.

Muitos pacientes apresentam potencial risco para desenvolver essa condição pós-exodontia, pois os bifosfonatos são utilizados no tratamento da:

Uma paciente de 67 anos de idade, procurou atendimento para extrair alguns dentes e posterior reabilitação. Durante a anamnese, ela revelou ter removido tumor maligno na mama esquerda há dois anos e, em seguida, fez quimioterapia. No momento, a paciente faz uso apenas de bisfosfonato venoso, para o controle de metástases ósseas, há um ano.

Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.

O aspecto histológico encontrado na osteonecrose induzida por bisfosfonatos é de osso lamelar esclerótico, sem osteócitos nas lacunas, com reabsorção periférica e colonização bacteriana.

Um paciente de 35 anos de idade, com doença renal crônica, que faz diálise quatro vezes por semana, foi encaminhado por um nefrologista para avaliação odontológica prévia ao transplante renal. O exame clínico não revelou cáries, doença periodontal ativa nem lesões da mucosa oral; porém, o apinhamento dos dentes anteriores inferiores era notório. A radiografia panorâmica revelou área radiolúcida multilocular de limites bem definidos, estendendo-se da região apical do dente 33 ao dente 42, causando discreto abaulamento da base mandibular e afastamento das raízes dos dentes 31 e 32. O paciente desconhecia a lesão e estava assintomático.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Se, no exame histopatológico do paciente, forem encontradas células gigantes multinucleadas dispersas em um estroma vascular com proliferação de fibroblastos, é preciso considerar a possibilidade de hipoparatireoidismo.

Uma mulher de 75 anos de idade, diabética, em uso de hipoglicemiante oral, compareceu a um centro de tratamento de idosos, queixando-se de crescimento na gengiva. Ao exame clínico, ela apresentava lesão rósea de mucosa íntegra, de consistência firme, sem sangramento, localizada no fundo do vestíbulo, associada ao bordo de prótese total superior mal adaptada, além de extensa área eritematosa no palato e fissuras nas comissuras labiais. A prótese apresentava resíduos alimentares. A glicemia capilar da paciente era de 245 mg/dL.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O exame histopatológico da lesão no fundo de vestíbulo da paciente revelou fragmentos de tecido revestidos por epitélio pavimentoso estratificado, exibindo acantose, com tecido conjuntivo fibroso denso subjacente. Alguns plasmócitos e linfócitos foram observados próximos ao epitélio, o que corresponde ao diagnóstico de epúlide fissurada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis