Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 605092 - Odontologia, Geral, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Pelo menos 75% dos cânceres bucais poderiam ser prevenidos pela cessação do tabagismo e redução no consumo de álcool.

#Questão 605093 - Odontologia, Geral, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. Há efeito sinérgico forte para o desenvolvimento de câncer bucal com o uso concomitante de álcool e cigarros. Por outro lado, há fraca associação entre o tempo do consumo e o risco de desenvolvimento de câncer.

#Questão 605094 - Odontologia, Geral, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O consumo de álcool possui fraca associação com casos de câncer bucal. Uma vez excluídos outros fatores de risco, poucos casos de câncer bucal poderiam ser diretamente relacionados ao consumo de álcool, mesmo para pacientes com consumo abusivo.

Paciente Y. M. W., gênero masculino, 60 anos de idade, foi examinado em uma campanha anti-câncer, que estava sendo realizada em sua cidade. O paciente relatou ser trabalhador da construção civil e fumante há mais de trinta anos. O exame físico mostrou que o lábio inferior apresentava múltiplas manchas brancas com halos eritematosos, associadas a ressecamento labial, descamação e fibrose. Diante desses achados, pode-se formular como primeira hipótese diagnóstica:

Observe a imagem a seguir.

As características histopatológicas dessa lesão são: proliferação de fibroblastos associada à formação de material mineralizado. O componente fibroblástico profundo é celular especialmente nas áreas de mineralização. Qual lesão é esta?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis