Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista...

Odontologia - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Multiprofissional

Paciente, gênero masculino, 72 anos de idade, alcoolista há 30 anos e tabagista pesado há 50 anos, compareceu ao serviço odontológico com queixa de “afta dura na bochecha há mais de quatro meses”, que não estava se curando. Ao exame clínico, observou-se lesão na mucosa jugal, ulcerada no centro, com bordas endurecidas e ulceradas. A hipótese diagnóstica foi carcinoma espinocelular, e o paciente foi encaminhado ao serviço de diagnóstico para realização de biópsia incisional para confirmação do diagnóstico. Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos odontológicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir. O consumo de álcool possui fraca associação com casos de câncer bucal. Uma vez excluídos outros fatores de risco, poucos casos de câncer bucal poderiam ser diretamente relacionados ao consumo de álcool, mesmo para pacientes com consumo abusivo.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O lucro obtido na Venda de Imobilizado e o Resultado de Equivalência Patrimonial representam, na Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC):

Resolva a questão aqui ›


Questão de Direito Penal

No crime de estelionato contra a previdência social, a devolução da vantagem indevida antes do recebimento da denúncia,

Resolva a questão aqui ›


Paulo foi vítima de um crime de difamação, crime esse de ação penal privada, no dia 01 de dezembro de 2017, ocasião em que recebeu uma carta com o conteúdo criminoso.

Diante disso, compareceu, no mesmo dia, em sede policial, narrou o ocorrido e demonstrou interesse na investigação da autoria delitiva. No dia 14 de dezembro de 2017, foi elaborado relatório conclusivo, indicando que Mariana e Marta agiram em comunhão de ações e desígnios e eram as autoras do delito. Paulo procura Mariana, que era sua ex-companheira, para esclarecimentos sobre o ocorrido, ocasião em que os dois se entendem e retomam o relacionamento.

Em relação à Marta, porém, Paulo ofereceu queixa-crime, em 13 de junho de 2018, imputando-lhe a prática do crime do Art. 139 do CP.

Com base apenas nas informações narradas, ao analisar o procedimento em 15 de junho de 2018, o Promotor de Justiça deverá opinar pelo

Resolva a questão aqui ›