Questões sobre Endodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endodontia

A solução de hipoclorito de sódio é a mais utilizada pelos especialistas durante o tratamento endodôntico. Além de apresentar baixa tensão superficial, ela possui atividade antimicrobiana, solvente de matéria orgânica, clareadora e desodorizante. Com referência a essa solução, julgue os próximos itens.

Na concentração de 5.000 ppm, neutralizada por bicarbonato de sódio, ela é conhecida como líquido de Dausfrene, solução pouco utilizada na endodontia, devido à sua instabilidade.

Considerando que, durante um procedimento endodôntico, ocorra perfuração do dente 16, julgue os itens seguintes.

Se a perfuração ocorrer na região da curvatura da raiz mesiovestibular, na parede distal, no final do processo de preparo do canal, quando do uso de um instrumento rotarório, e for observada hemorragia no canal, deve-se preencher os canais com pasta de hidróxido de cálcio e adiar a finalização do tratamento por três a sete dias. Na próxima sessão, deve-se remover o curativo de demora, obturar os outros canais de maneira convencional. Em seguida, o canal perfurado poderá ser cuidadosamente obturado pela técnica da condensação lateral, utilizando-se um cimento à base de hidróxido de cálcio ou óxido de cálcio, ou ser preenchido totalmente com MTA e ter sua entrada selada com cimento de ionômero de vidro.

Considerando que, durante um procedimento endodôntico, ocorra perfuração do dente 16, julgue os itens seguintes.

Se a perfuração for de médio ou grande calibre e localizar-se no soalho da câmara pulpar, o selamento imediato será a melhor opção, mesmo antes de se continuar o tratamento endodôntico. Nesse caso, o material selador mais bem indicado será o MTA, aplicado sobre uma barreira de hidróxido de cálcio.

Considerando que, durante um procedimento endodôntico, ocorra perfuração do dente 16, julgue os itens seguintes.

Se a perfuração localizar-se abaixo da inserção gengival e acima do nível ósseo, deve-se colocar um tampão com hidróxido de cálcio no local perfurado e fazer a reconstrução interna da coroa com material restaurador do tipo ionômero de vidro.

Um paciente chegou ao consultório com indicação de tratamento endodôntico do dente 26. Na avaliação radiográfica, observaram-se raízes distovestibular e palatina longas, relativamente retas e com boa estrutura; e a mesiovestibular do tipo II, segundo Lopes et al. (2004). Havia rarefaciência óssea periapical correspondente à raiz distovestibular, e o paciente encontrava-se assintomático. A propósito desse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

No canal mesiovestibular, há necessidade de se utilizar movimentos de instrumentação anti-curvatura. Os instrumentos de NiTi, por terem baixo módulo de elasticidade, são os mais indicados para essa manobra.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis