Questões sobre Endodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endodontia

Paciente comparece ao consultório odontológico para uma consulta de emergência apresentando dor intensa à mastigação na região do elemento 46. O teste de percussão e palpação para o elemento foram positivos. O paciente relata sensação de “dente crescido” e radiograficamente verifica-se um considerável espessamento do espaço do ligamento periodontal. Não há edema intra ou extrabucal visível.

O provável diagnóstico e o tratamento mais indicado nessa consulta de emergência são:

Uma paciente de 67 anos de idade, procurou atendimento para extrair alguns dentes e posterior reabilitação. Durante a anamnese, ela revelou ter removido tumor maligno na mama esquerda há dois anos e, em seguida, fez quimioterapia. No momento, a paciente faz uso apenas de bisfosfonato venoso, para o controle de metástases ósseas, há um ano.

Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.

No caso, o tratamento endodôntico, seguido da amputação da coroa nos dentes não restauráveis, pode ser uma opção melhor que a exodontia.

Um homem adulto de meia idade, pesando 70 kg, está internado em uma clínica médica para o controle da pressão arterial. Ele queixava-se de odontalgia no dente 36 há três dias, mas, no momento, a dor cessou, porém surgiu um aumento de volume flutuante no fundo de vestíbulo adjacente ao dente 36, que apresenta extensa destruição coronária. A temperatura corporal do paciente estava em 38,5 ºC, a frequência cardíaca, em 103 bpm, a frequência respiratória era de 22 rpm e a pressão arterial, em 163 mmHg x 102 mmHg, no momento. O médico solicitou a avaliação do dentista.

Com base no caso clínico apresentado e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tratamento mais adequado para o paciente consiste no uso de antibiótico sistêmico, incisão e drenagem, além da remoção do dente, essa somente se não for possível realizar a pulpectomia.

Com base na imagem da radiografia apresentada e nos conhecimentos relativos à histopatologia pulpar e periapical, julgue os itens a seguir.

A exposição pulpar, em dentes decíduos e dentes permanentes imaturos por cárie, gera um acúmulo de células inflamatórias, o que provoca necrose pulpar. Nos dentes permanentes de adultos, a polpa pode responder à exposição cariosa com a proliferação de um tecido conhecido como pulpite hiperplástica.

Com base na imagem da radiografia apresentada e nos conhecimentos relativos à histopatologia pulpar e periapical, julgue os itens a seguir.

O cisto periapical apresenta quatro componentes fundamentais: cavidade cística, revestimento epitelial, tecido extra epitelial e cápsula colagenosa. A cavidade contém tecido necrótico, algumas vezes, cristais de colesterol rachados e eritrócitos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis