Questões sobre Cirurgia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Cirurgia

Uma paciente jovem, compareceu a um consultório odontológico se queixando de dor de cabeça frequente, cansaço muscular na face, mobilidade nos dentes, além de uma insatisfação geral em relação à forma dos dentes, que pareciam estar diminuídos. Durante a anamnese, ela relatou ranger os dentes à noite e ser uma pessoa muito ansiosa. No exame clínico, verificaram-se mobilidade dentária em vários dentes e facetas de desgaste nos dentes anteriores e posteriores, com grandes áreas de exposição de dentina.

Com base no caso clínico apresentado e em conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tratamento correto das desordens temporomandibulares e oclusais pode ajudar a paciente com as cefaleias constantes, se essas dores estiverem relacionadas aos distúrbios na articulação e nos dentes. Se a cefaleia tiver outra origem, o cirurgião-dentista será de pouca ajuda no tratamento.

Criança do sexo feminino, de 11 anos de idade, começou a sentir dor intensa na região do dente 36. No dia seguinte, logo cedo, a mãe a levou ao dentista, que diagnosticou abscesso agudo no dente 36. O dentista prescreveu amoxacilina e pediu para ambas retornarem em três dias, para iniciar o tratamento endodôntico da criança. No mesmo dia, a criança começou a tomar a medicação, na dose e nos tempos prescritos. Contudo, o rosto dela começou a inchar muito. A mãe, preocupada com a situação, levou a criança à emergência do hospital. A médica plantonista, ao examinar a criança, solicitou a internação imediata, trocou o antibiótico para via endovenosa e encaminhou a criança, com urgência, para o serviço odontológico do hospital.

Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.

Não sendo estabelecido um ponto de drenagem, o abscesso pode se disseminar difusamente pelos espaços faciais. Proveniente do molar inferior, o abscesso pode invadir os espaços bucal, submandibular, sublingual e submentoniano, podendo alcançar os espaços faríngeo lateral e retrofaringeano, condição que causa risco de vida à paciente. Tal celulite agressiva é conhecida como angina de Ludwig.

Em avaliação odontológica clínica e radiográfica de um paciente em tratamento oncológico, o cirurgião-dentista indicou a exodontia do dente 36 previamente à radioterapia na região mandibular. Conforme exame radiográfico, o dente apresentava hipercementose.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Uma das possíveis consequências da hipercementose é a ocorrência da concrescência, caracterizada pela união secundária de duas ou mais raízes do mesmo dente ou de dentes diferentes.

Acerca dos traumatismos dentoalveolares e do apoio dos exames radiológicos para seu diagnóstico e tratamento, julgue os itens subsequentes. Antes de se fazer a incisão para drenar um abscesso sublingual do tamanho de um limão, oriundo de necrose pulpar do dente 34, é necessário solicitar uma radiografia oclusal da mandíbula para localizar o ducto da glândula sublingual e evitar sua secção.

Apresentou‐se, no consultório odontológico, uma criança com oito anos de idade, pesando 25 kg. O dente 85 tinha lesão de cárie profunda, comprometendo os tecidos pulpares e apresentando fístula por vestibular. Os pais relataram odontalgia prévia. Sem alergia conhecida a medicamentos.

Com base nesse caso clínico hipotético, julgue os itens seguintes.

Se o cirurgião‐dentista optar pela exodontia, deverá fazer uso de equipamentos de proteção indivídual (EPI) específicos, como gorro, máscara, luvas, óculos de proteção, jaleco, além de instrumental estéril, itens dispensáveis caso se decida pelo tratamento endodôntico.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis