Questões de Odontologia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2022

Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A lidocaína é o anestésico local mais utilizado em odontologia. Sua excreção é renal.

( ) A articaína apresenta toxicidade maior que a lidocaína.

( ) A lidocaína é metabolizada no fígado, enquanto a articaína é metabolizada no fígado e no plasma sanguíneo.

( ) Os vasoconstritores promovem uma absorção rápida do sal anestésico.

( ) O vasoconstritor mais utilizado nos anestésicos odontológicos locais é a epinefrina. .


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Sobre câncer bucal, assinale a alternativa INCORRETA. 

Paciente de 6 anos sofreu trauma dental no elemento 51. Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista constatou que o dente estava inserido normalmente no alvéolo, apesar de apresentar leve mobilidade. Além disso, a mãe relatou que, após o trauma, o paciente apresentou sangramento pelo sulco gengival. Como é denominado esse traumatismo sofrido pelo paciente?

Em restaurações diretas confeccionadas com resina composta, a interação entre o material restaurador e o substrato dental baseia-se na adesão. A adesão é um excelente meio de retenção, pois ela proporciona a união do material restaurador ao dente, sem depender da retenção mecânica do preparo. Dessa forma, é possível remover menor quantidade de tecido durante o preparo da cavidade, atuando segundo uma filosofia conservadora (BARATIERI, 2010). Sobre o preparo para restaurações diretas, analise as assertivas abaixo:


I. Em lesões não cariosas do tipo classe V, nas quais a perda de estrutura é decorrente de processos de abrasão, corrosão, abfração ou atrição, existe a necessidade de remover estrutura dental previamente à execução das etapas adesivas e à inserção dos compósitos.

II. Em dentes anteriores fraturados, é possível devolver função e estética por meio de compósitos diretos, sem qualquer tipo de preparo cavitário.

III. Em lesões de cárie proximais, é recomendável o afastamento dos dentes para o acesso direto à lesão, a fim de preservar as faces hígidas que não foram atingidas pela cárie.

IV. Em alguns casos, a busca pela excelência estética também pode justificar algum tipo de preparo cavitário (remoção de mancha ou estrutura dental escurecida), porém o mesmo sempre deve ser o mais conservador possível.


Quais estão corretas? 

A luxação extrusiva é caracterizada por:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis